"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cadê o SEPE?


 PRECISAMOS QUE O SEPE SE POSICIONE COM RESPEITO A REPOSIÇÃO DAS AULAS.

VAMOS PARAR COM A REPOSIÇÃO ATÉ QUE SEJA RESOLVIDO

15h: Alerj deverá derrubar vetos de Cabral









 
O Presidente da Comissão de Educação da Alerj, Comte Bittencourt, informou ao Sepe que o
presidente da Alerj, Paulo Melo, afirmou que vai sustentar o PL 677 aprovado na casa no dia 11 de agosto. Ou seja, por esta informação, o sindicato acredita que a Assembleia Legislativa poderá derrubar os vetos do governador Sergio Cabral ao projeto. Cabral vetou o abono dos dias parados na greve, o enquadramento por formação dos funcionários e a carga horária do professor distribuída em 2/3 em sala de aula e 1/3 de planejamento. O Sepe espera que o veto seja debatido a partir da semana que vem. Importante: a lei já está valendo, com a exceção dos vetos. O sindicato vai acompanhar diariamente a movimentação na Alerj, pressionando os deputados a aprovarem o PL em sua totalidade.

Fonte: SEPE

COMENTÁRIO: Não podemos mais confiar em quem já demostrou que não tem palavra. Os deputados que votaram a favor desse decreto comem na mão do Governador Cabral.O que me espanta é a omissão do SEPE em não divulgar uma orientação aos professores com respeito a reposição das aulas. Já que não recebemos essa orientação, devemos parar com a reposição até que tudo seja resolvido, pois já que seremos descontados, não temos a obrigação de repor as aulas.

Professor Mineiro é preso em manifestação pacífica

Manifestação Estudantes de Escolas Públicas de Juiz de Fora é duramente reprimida pela polícia

Os nossos colegas da rede estadual de Minas estão em greve a mais de oitenta dias.
A luta está quente e é uma greve da vanguarda da categoria, mas ganha apoio crescente.
Nesta manifestação os alunos da rede estadual de juiz de Fora foram às ruas apoiar os professores.
O colega preso é conhecido por sua educação e doçura no trato com os outros.
Saiu materia no jornal da Cidade Tribuna de Minas.
Solicitamos a todos os que puderem que enviem moções de apoio ao trabalhadores e de repúdio a PM/MG e ao Governo do Estado.
A secretaria em claro desrespeito ao direito de greve tem jogado trabalhador contra trabalhador realizando contratos novos que devem assumir as aulas dos grevistas.
O pior, a luta é para receber o piso de pouco mais de R$ 1.100,00 não é seuqre o salário mínimmo do DIEESE!
Solicito que encaminhem para as entidades de representação de categoria de vcs, é um momento difícil para os compas de Minas mas é um importante exercício de solidariedade de classe para nós.

Por e-mail: Professora Adriana Penna

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BEM FEITO PARA QUEM VOTOU PELO FIM DA GREVE!!!!

Sinto muito ter que dizer isso da categoria a qual pertenço, pois sei o quanto ser professor no Brasil, principalmente em tempos Neoliberais, é difícil e angustiante. Em nada me espantou a atitude do Governador Sérgio Cabral, pois já esperava que fôssemos, de alguma forma, ridicularizados e humilhados por ele. A tirania da classe dominante nunca deixou de existir. Desde os tempos coloniais até os dias atuais, somos vítimas de um sistema injusto e desumano, que nos aprisiona e nos aliena, e que visa manter a burguesia no poder com fins de  enriquecimento ilícito ás custas do trabalho escravo e do sacrifício de um povo que acha que tudo o que a vida apresenta é fruto do acaso, do infortúnio de uma dualidade social natural , do destino, sem se dar conta que essas  contradições fazem parte de um "plano"  que a muito vem sendo colocado em prática na nossa sociedade, desde a "invasão" dos portugueses em 22 de abril de 1500. O que me decepciona e até certo ponto me atemoriza é ver educadores que desconhecem essa dinâmica social apresentada e se deixam levar por falácias ideológicas de dirigentes sindicais, diretores de escola e outros, que estão "vendidos" e "fechados" com a classe dominante. Marx diz, em sua teoria do materialismo histórico e do pensamento dialético, que vivemos em uma sociedade onde o que impera é a dominação do homem pelo homem. Sendo assim, precisamos começar a desenvolver um pensamento dialético e crítico sobre o que nos é apresentado cotidianamente para que não engulamos tudo sem reflexão. Para que não hajam "levantar de braços", em uma assembléia de educadores que lutaram tão bravamente, motivados por discursos ideológicos de lideranças  que se prestam a defender o território burguês e suas intenções. Voltei às salas de aula profundamente entristecido em ver a apatia de cidadãos que exercem uma função tão importante. Por mim não deveríamos aceitar a miséria de aumento oferecida. Mas como o mal já tinha sido feito, a categoria deveria ter se mantido na luta até a sanção absoluta do ridículo acordo feito com o Governo. Seria menos humilhante agora, pois o que nos restou foi o deboche e o aviso do nosso excelentíssimo patrão Sérgio Cabral: CALADOS! QUEM MANDA AQUI SOU EU!
Contra-cheques descontados esse mês? Bem feito pra quem votou a favor do fim do movimento e acreditou na palavra mentirosa do Governador burguês.Que isso sirva de lição  para que procurem ler, estudar e sair da condição de alienados e massa de manobra.  Onde já se viu a classe dominante beneficiar subalternos? Sinto por aqueles que tiveram uma outra postura, que desejavam continuar a luta como eu em prol de uma outra história, um outro tempo!

Governador assina o decreto dos 5%


Fonte: O dia
Rio - O governador Sérgio Cabral sancionou, nesta segunda-feira, as leis que preveem o reajuste salarial aos 165 mil servidores da Secretaria de Estado de Educação. As medidas, que incluem aumento de 5% nos vencimentos-base para 148 mil professores e reajustes de até 116,04% para funcionários administrativos, serão publicadas no Diário Oficial desta terça-feira. Os servidores também receberão a antecipação da incorporação de 2012 da gratificação do programa Nova Escola retroativo a julho. Os novos salários serão pagos no mês referência setembro.

A tabela salarial reajustada foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 11 de agosto. A antecipação das parcelas do Nova Escola de 2012 para 2011, para os docentes, gera um reajuste de 9,2%. O programa será concluído em 2013. Para os servidores técnico-administrativos, a antecipação é de 100%. Eles também tiveram o descongelamento da carreira.

Com os reajustes, um professor que ganhava R$ 765,66, por 16 horas semanais, em junho de 2011, passa a receber, pelas mesmas 16h semanais, R$ 877,91. Em 2007, um professor inicial de 16 horas semanais ganhava R$ 540,64.

“Estamos trabalhando para melhorar a carreira. Queremos o melhor para nossos professores e alunos. Não vamos parar por aí. Precisamos, juntos, melhorar a educação no estado”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

A Seeduc autorizou, ainda neste pagamento relativo ao mês de agosto, o enquadramento, referente a dez mil docentes, que estava pendente. Para estes, os valores serão depositados no dia 2 de setembro. Já as retificações e omissões serão publicadas até a próxima quarta-feira (07/09), retroativas a 15 de julho. Os valores entrarão no pagamento referente a setembro, que é depositado no segundo dia útil de outubro. Os efeitos financeiros passam a contar a partir da data de publicação.

COMENTÁRIO: Esse Risolia é um cara de pau. Dizer que quer o melhor para o professor e conceder o ridículo reajuste de 5% que não cobriu nem mesmo as perdas do ano? Realmente a lógica desse cidadão é a lógica mercantilista, onde MENOS É MAIS.

Você não pode Faltar!!



Seu sindicato precisa de sua participação.

Chame tod@s os profissionais de sua escola e venha decidir os rumos de nossa luta e de nosso sindicato!



O SEPE somos nós...e todos nós devemos ser o SEPE também!!!

domingo, 28 de agosto de 2011

Enquanto a Educação avança de carroça, MEC distribui bicicletas para alunos

Ministro entrega bicicletas para alunos do DF irem à escola
O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, andaram nas bicicletas entregues a alunos da rede pública .... Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, andaram nas bicicletas entregues a alunos da rede pública do Distrito Federal
As primeiras 300 bicicletas distribuídas pelo Ministério da Educação (MEC) a alunos da rede pública foram entregues nesta sexta-feira, pelo ministro Fernando Haddad e pelo governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, em solenidade realizada no Recanto das Emas, região administrativa de Brasília. O Distrito Federal vai distribuir 3 mil bicicletas a alunos maiores de 14 anos e que residam a até 7 km da escola.
Segundo o MEC, foram beneficiados jovens de duas escolas de ensino médio: o Centro de Ensino Médio 111 e o Centro de Ensino Médio 804. Estudantes maiores de idade e os pais daqueles com menos de 18 anos devem assinar termo de compromisso pelo uso e conservação das bicicletas e capacetes. Os beneficiados passarão por cursos de formação pela Secretaria de Educação do DF e pelo Detran, além de uma avaliação física.
Para o ministro Fernando Haddad, "esse veículo, cada vez mais comum nas grandes cidades, dialoga com o combate à obesidade e à hipertensão, o transporte não poluente, contribui com a solução de muitos problemas ajuda a repensar a cidade".
Maria Eduarda, 16 anos, cuja casa fica a 5 km do Centro de Ensino Médio 804, onde estuda, disse que a inicitiva vai melhorar a vida dos estudantes, "É muito bom receber uma bicicleta para ir à escola, pois eu sempre ia a pé e demorava, em média, 20 minutos para chegar. De bicicleta, levarei uns 10 minutos, ganharei resistência e melhora de vida", disse ela.
Nessa fase do programa, mais de 30 mil estudantes da rede pública de 81 municípios receberão bicicletas escolares e capacetes. A entrega dos equipamentos faz parte da política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no País. Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas.

COMENTÁRIO: Enquanto a educação nacional agoniza, o Ministro da Educação distribui bicicleta aos alunos para irem à escola. Que absurdo, ao invés de se preocupar com medidas que efetivamente irão contribuir para a educação pública, como por exemplo a criação de uma política que obrigue estados e municípios a implanteram o piso nacional e o aumento dos investimentos do PIB em educação, o Governo faz essa palhaçada. Resta saber quanto custará cada bicicleta dessas! Alguém vai se dar bem com isso, e certamente não será a educação.

Silêncio Absoluto!!!

Até agora, 28/08/11, 13:55h não foi publicado em lugar nenhum o resultado da Assembléia dos Professores do Estado, que aconteceu ontem, 27/08 às 14:00h.
QUE SILÊNCIO ESTRANHO?!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SEPE cobra diariamente a assinatura do decreto 677 (reajuste salarial dos professores)

O governador Sergio Cabral ainda não sancionou a Lei nº 677, que concede um reajuste salarial para os profissionais de educação estaduais de 5%, o descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos, a antecipação de uma parcela do Nova Escola, entre outras concessões. A diretoria do Sepe cobra diariamente das lideranças do governo estadual na Assembleia Legislativa (Alerj) e do próprio deputado Paulo Melo (PMDB), presidente da Alerj, a sanção da lei, aprovada dia 11 de agosto pelos deputados. Hoje, o presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt (PPS), informou ao Sepe que o governador assinará na segunda-feira, dia 29 – a informação foi passada ao deputado pelo próprio Paulo Melo.

A lei foi publicada no D.O. no dia 12 e republicada dia 15, pois originalmente continha erros nas tabelas salariais. O governo tem 15 dias para sancionar a lei, o que significa que o prazo para a sanção, se contado a partir da republicação, se esgota no início da semana que vem.

Como conseqüência da demora na sanção da lei, os salários a serem pagos no início de setembro (referentes a agosto) ainda virão sem os reajustes aprovados pela Alerj. Assim que sancionada, o governo deverá pagar as diferenças salariais ou em folha suplementar ou no próximo salário, em setembro – com retroatividade a julho, referente à incorporação do Nova Escola para professores e funcionários.

Amanhã, dia 27, os profissionais de educação do estado realizam assembleia na ACM (Lapa), às 14h.
Fonte: SEPE
COMENTÁRIO: Ficar cobrando a assinatura do decreto diariamente é humilhante. Nosso "PATRÃO" demonstra mais uma vez sua arrogância e desprezo pelos profissionais da educação. Agora o SEPE tem que implorar que sua Majestade assine o seu Edito. Não dá para confiar em quem não tem palavra!
Aproveito para parabenizar os professores de Minas Gerais que já estão a 80 dias em greve. Meu incondicional apoio aos colegas mineiros, desmobilzar NUNCA. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Quem muito se abaixa, mostra a B....

Quinze dias após a aprovação do decreto lei 677/2011 pela ALERJ, que concede 5% de reajuste salarial aos professores da Rede e a antecipação de uma parcela do Nova Escola, o Governador Sérgio Cabral não sancionou a lei, pois está passeando na Europa. O SEPE agora de pires na mão, começa uma nova campanha para pressionar as autoridades que participaram das negociações cobrando um posicionamento sobre a não assinatura da lei.
Nós professores, somos uma das categorias que socialmente desenvolvem uma das funções mais importantes na história contemporânea, tanto para a manutenção da ordem como para a subversão desta. O SEPE tem se comportado em suas tentativas de diálogo com o governo com total subalternidade, implorando audiências e revindicando agora o cumprimento do acordado. Temos que nos valorizar como profissionais que somos, chega de subserviência a esse governo déspota, quando lançaram sobre nós a migalha de 5% de reajuste, deveríamos ter devolvido a proposta com um sonoro NÃO. Agora o discurso do SEPE é que a não assinatura do decreto está trazendo "uma enorme insegurança" à categoria. Com governos autoritários não se negocia, só restando a classe trabalhadora radicalizar. Invejo os cidadãos do Chile, que se uniram e foram as ruas para que a mudança aconteça e revidam a truculência do governo chileno.
Nosso povo perdeu a capacidade de indignação e reação, e se dobra a toda ameaça que tem por objetivo provocar "insegurança". Suspender a greve foi um erro, que agora está evidente. A postura do governador demonstra a sua arrogância e desprezo à classe trabalhadora, em especial, aos servidores públicos, se comportando como se fosse um patrão burguês capitalista. Somos servidores públicos, e que como tal, nossa atividade profissional deve estar voltada para o interesse público. Acredito que mobilizar a categoria agora, será muito mais difícil. QUE SIRVA DE LIÇÃO, pois como já dizia meu avô: quem muita se abaixa, mostra a b.....

Quem mandou confiar em quem não tem palavra.

Se o Cabral não assinar a GREVE vai voltar!


O governador do Rio, Sérgio do Mal, foi passear em Madri e Paris - com o dinheiro público para assistir um torneio de judô e ver o Papa - e não assinou a lei que garante os ganhos (5% + uma parcela da nova escola) dos profissionais da educação, bem como o abono dos dias parados.

O contracheque deste mês já saiu com os descontos dos dias parados! O acordo foi o seguinte: O governo paga e nós professores repomos as aulas. Mas, com o gov. Cabral, nada é o combinado... Se não pagar os dias parados não haverá reposição das aulas...Se não sancionar o projeto aprovado na Alerj voltaremos com a GREVE!
Cabral, seja homem pelo menos uma vez na vida, cumpra o que foi acordado!

fonte: Blog Prof. Doc

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SEEDUC-RJ quer se aproveitar da greve para reduzir gastos e cortar turmas da EJA

Os diretores das escolas que atendem o público da EJA estão recebendo determinação da SEEDUC para não receberem novas matrículas para o 2º semestre, caso a reposição das aulas referente ao período da greve não seja feita até o dia 26/08. Essa é mais uma manobra do governo para reduzir os gastos com educação, pois com essa medida o quantitativo de turmas irá ser reduzido, e consequentemente os gastos também. Nomear um economista como secretário de educação só poderia mesmo dar nisso. Economistas só pensam em lucro e corte de despesas, estão familiarizados apenas com questões financeiras desprezando o valor humano.
Essa atitude pretende também a desmobilização a categoria para futuros movimentos de greve, pois o discurso dos diretores é que os professores terão que trabalhar em mais escolas para completar suas cargas horárias, associando essa problemática à greve.
Temos que nos mobilizar para nos opormos a mais esse absurdo do governo Sérgio Cabral.

Apoie a redução do salário dos políticos Brasileiros



Nossa missão é buscar uma redução no salário dos políticos Brasileiros, trazendo-o assim a um valor médio comparável ao de outros políticos pelo mundo afora.

Estamos exigindo que nossos senhore(a)s dirigentes olhem bem quanto ganham os parlamentares em países desenvolvidos, onde servidores públicos naturalmente trabalham 5 dias por semana:

Salário mensal de um parlamentar Francês (2009):
€ 7.008 = R$ 15.990

Salário mensal de um parlamentar Sueco (2011):
Kr 56.000 = R$ 13.813

Salário mensal de um parlamentar Japonês (2011):
¥ 1.410.680 = R$ 28.738 (Porém, um plano reduziu o salário deles em mais de R$10.000 depois do terremoto)

Salário mensal de um parlamentar Inglês (2011):
£ 5.478= R$ 14.347

Salário mensal de um parlamentar Espanhol (2008):
€ 6.000 = R$ 13.690

Salário mensal de um parlamentar Canadense (2010):
C$ 5.750 = R$ 9.356

Salário mensal de um parlamentar Americano (2011):
$ 14.500 = R$ 23 373

Salário mensal de um parlamentar Dinamarquês (2006-2008):
Kr 44.375 = R$ 13.593

E agora olhem como estão os salários no Brasil:

Novo salário mensal de um parlamentar Brasileiro:
R$ 26.723

Novo salário mensal do prefeito de SP:
R$ 24.117

Novo salário mensal dos secretários municipais de SP:
R$ 19.294

Nosso Projeto de Lei pede as seguintes mudanças:

Eliminaremos o Art. 37 XIII do Capítulo VII, Seção I que afirme que “é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.”

Estabeleceremos as seguintes providências:

(1) Todo servidor público, em tempo integral, deverá trabalhar oito horas por dia, cinco dias por semana.

(2) Serão estabelecidos salários múltiplos do salário mínimo e ao nível de escolaridade do servidor público (esse último não abrangendo somente os cargo do executivo).


Para as autoridades Federais:


a) Presidente da República: Trinta salários (R$16.350,00).

b) Deputados Federais e Senadores:


- Dezessete salários (R$9.265,00) para aqueles com um Ensino Médio completo.
- Dezenove salários (R$10.355,00) para Graduados.
- Vinte salários (R$10.900,00) para Especializados (Pós-graduação).
- Vinte e três salários (R$12.535,00) para Mestres (Pós-graduação).
- Vinte e seis salários (R$14.170,00) para doutores (Pós-graduação).

Para as autoridades Estaduais e Municipais:

c) Governador: Vinte e três salários (R$12.535,00)

d) Prefeito: Vinte salários (R$10.900,00)

e) Deputados Estaduais:


- Onze salários (R$5.995,00) para aqueles com um Ensino Médio completo
- Treze salários (R$7.085,00) para Graduados.
- Quinze salários (R$8.175,00) para Especializados (Pós-graduação).
- Dezessete salários (R$9.265,00) para Mestres (Pós-graduação).
- Vinte salários (R$10.900,00) para Doutores (Pós-graduação).

f) Vereadores:


- Cidades com até 10 mil habitantes: Cinco salários (R$2.725,00)

- Entre 10.001-50 mil habitantes: Seis salários (R$3.270,00)

- Entre 50.001-100 mil habitantes: Sete salários (R$3.815,00)

- Entre 100.001-300 mil habitantes: Oito salários (R$4.360,00)

- Entre 301.000-400 mil habitantes: Nove salários (R$4.905,00)

- Mais de 500.000 habitantes: Dez salários (R$5.450,00)

(3) Extinção dos 14º e 15º salários e todas as cotas, verbas, auxílios, carros, combustível, servidores e ressarcimentos, salvo:


  • Verba para passagens aéreas domésticas e transporte terrestre (determinados e pré-marcados todo início de mês frente a(o) tesoureiro(a) da instituição responsável)

  • Fim ao Auxílio-moradia. Parlamentares terão direito a apartamentos funcionais de, no máximo, 30 metros quadrados.


(4) Servidores de gabinetes não serão remunerados pelo congresso com capital público, pois não são pelo mesmo público eleitos. Esses deverão ser companheiros de partido ou de ideais que trabalham por dedicação à suas causas.



(5) Os extratos bancários de TODOS os servidores públicos deverão estar disponíveis na internet para livre acesso.



Convido todos a participar e a divulgar essa campanha!

 CLIQUE NO LINK ABAIXO E JUNTE-SE A NÓS!





S.O.S. Educação Pública





domingo, 21 de agosto de 2011

Projeto que limita número de alunos em sala de aula

Fonte: Revista pontocom

Depois de três anos de tramitação, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 597/2007 que limita o número de alunos por professor na Educação Básica. Pela proposta, que agora segue para o Senado, as turmas do Ensino Médio e as dos quatro anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) terão, no máximo, 35 alunos. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que não estabelece limite de estudantes por sala de aula.
Se for aprovado no Senado, os sistemas de ensino terão o prazo de três anos, a partir da publicação da lei, para se adequarem. Para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a limitação de alunos por professor acabaria com a superlotação e garantiria mais qualidade de ensino.
“Se você tiver uma sala de aula lotada com 40, 50 alunos, numa aula de 45 minutos, onde o professor tem que passar o conteúdo da sua matéria, tirar as dúvidas e conferir lições de casa ou qualquer tarefa, certamente uma boa parte dos alunos não vai contar com a atenção do professor”, destaca o deputado Jorginho Maluly, autor da proposta.
Veja como seria o limite de alunos por sala/série:
- Crianças até um ano de idade: máximo de cinco alunos por professor
- Crianças de um a dois anos: máximo de oito alunos por professor
- Crianças de dois a três anos: máximo de treze alunos por professor
- Crianças de três a quatro anos: máximo de quinze alunos por professor
- Crianças de quatro a cinco anos: máximo de vinte alunos por professor
- Nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental: máximo de 25 alunos por professor
- Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: máximo de 35 alunos por professor

Leia o projeto na íntegra

Obs.: Reportagem de 13 de janeiro de 2010

COMENTÁRIO: Mais um projeto de lei que beneficiará a educação pública passeando desde 2007 pelo Congresso e Senado Nacional. Se fosse para aumentar o salário dos Srs. Deputados ou para beneficiar alguém do interesse deles já estaria aprovado. Temos que pressionar como sociedade esses deputados e senadores para aprovarem projetos de interesse do povo. Todo professor que tem que conviver com salas de aulas com 55 alunos como eu, sabe que é humanamente impossível oferecer aos alunos uma aprendizagem satisfatória.

Sorria em 2012 você será assaltado!

AS ELEIÇÕES VEM AÍ

Salário versus lucro: O país cresceu para todos?

É mais fácil alienar do que educar

Debutantes de comunidade pacificada no Rio de Janeiro terão baile
Fonte: PERNAMBUCO.COM
20/08/2011 | 18h07 |
 
As portas do Museu Histórico Nacional vão se abrir na noite deste sábado (20) para um evento diferente: 15 jovens receberão parentes, amigos e convidados no segundo Baile de Debutantes da Comunidade da Providência, uma das comunidades pacificadas no Rio de Janeiro.

Idealizado no ano passado pelo comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, capitão Glauco Schorcht, a festa é uma resposta à demanda de muitas moradoras da comunidade, que queriam a volta dos bailes funk. Símbolo da violência que imperava em várias comunidades do Rio, animados por músicas que faziam apologia ao tráfico de drogas e ao poder bélico dos traficantes, os bailes funk foram proibidos ou limitados na maioria das comunidades onde foram implantadas UPPs.
Diante da insistência, o capitão resolveu apresentar às meninas um ritmo que elas desconheciam: a valsa. “O baile de debutantes fez tanto sucesso no ano passado, que as pré-adolescentes, debutantes de 2011, se articularam com a UPP para realizar comemoração este ano”, diz nota do Palácio Guanabara sobre o assunto.

Segundo a nota, as meninas ensaiaram durante um mês com o coreógrafo Júlio Nascimento, que preparou as debutantes do ano passado para a valsa. Elas vão dançar com policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). São esperados para a festa o secretário de Estado de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, e oficiais da Polícia Pacificadora.
Para garantir o sucesso do evento, os moradores do Morro da Providência tiveram a colaboração de entidades da sociedade civil, que os ajudaram com o bufê, o jantar, os refrigerantes, os vestidos das debutantes, penteados e disponibilizaram os garçons.
Da Agência Brasil

COMENTÁRIO: Essa nada mais é do que mais uma demonstração de que tipo de política um governo tem como prática. Ao invés de investir em uma educação de qualidade, o que de fato faria com que o morador das comunidades carentes emergisse socialmente, preferem ludibriar essas pessoas dando a elas a falsa sensação de que estão sendo "incluídas" socialmente. UM POVO PACIFICADO É UM POVO QUE NÃO REAJE!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DIRETAS JÁ PARA DIRETORES

Em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2003, o projeto de lei: PL 509/2003, prevê a obrigatoriedade de eleição direta para escolha dos diretores de escolas públicas. Por que será que as leis que se referem a educação ficam anos a fio tramitando de comissão a comissão nas Casas do Legislativo Brasileiro? A exemplo da LDB que levou quase 15 anos para ser aprovada, e que o seu texto original foi completamente alterado para não ferir os interesses da classe burguesa, será que veremos o PL 509/2003 um dia ser aprovado?
Enquanto o cargo de diretor for indicado pelos governos não é possível falar em democracia nas escolas. O diretor indicado é um burocrata que tem por objetivo manter a ordem imposta pelo Estado, e de nada adianta a criação de Conselhos, se o principal agente de implementação de políticas internas nas escolas, não puder atender verdadeiramente aos anseios da comunidade escolar.
Vamos nos mobilizar e exigir ELEIÇÕES DIRETAS JÁ! 

O Abismo da Educação Brasileira

IMAGEM QUE VALE MAIS QUE PALAVRAS 



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Deputados Estaduais do RJ - Inimigos da Educação


LISTA COMPLETA DOS TRAIDORES:


Alessandro Calazans,
Alexandre Correa,
André Ceciliano,
André Correa,
André Lazoroni,
Andréia Busatto,
Átila Nunes,
Bebeto,
Bernardo Rossi,
Chiquinho da Mangueira,
Coronel Jairo,
Dionísio Lins,
Domingos Brazão,
Edson Albertassi,
Fabio Silva,
Geraldo Moreira,
Graça Matos,
Graça Pereira,
Gustavo Tutuca,
Iranildo Campos,
Janio dos Santos Mendes,
João Peixoto,
Luiz Martins,
Marcus Vinicius,
Myriam Rios,
Paulo Melo,
Rafael do Gordo,
Rafael Picciani,
Ricardo Abrão,
Roberto Henriques,
Rosângela Gomes,
Samuel Malafaia,
Waguinho e
Xandrinho.

Votaram 52 Deputados: 34 “NÃO” e 18 “SIM”. Abstenção: 0.

NÃO ESQUEÇAMOS DOS AUSENTES, QUE TB TERÃO QUE SE EXPLICAR...

Cidinha Campos
Dica
Edino Fonseca
Enfermeira Rejane
Flavio Bolsonaro (se ausentou no início da votação e depois retornou)
Geraldo Moreira
Gerson Bergher
Gilberto Palmares
marcelo Simão
Marcos Abrãao
Nilton salomão
Pedro Augusto
Roberto Dinamite
Rogério Cabral
Thiago Panplona
Wagner Montes 


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Olho aberto em Cabral

Os professores devem ficar de olho aberto no Governador Sérgio Cabral, pois após a aprovação pela ALERJ do decreto 677/2011 que regulamentou o ínfimo
reajuste de 5%, o Governador deve sancionar a lei até o dia 25/08/2011.
A suspensão da greve está condicionada a aprovação da lei, e caso a mesma não seja sancionada, a categoria irá retornar à greve.
Temos que vigiar as ações do Governador, pois não seria a primeira vez que ele mente à população. Não podemos esquecer como ele tratou a categoria em 2009 (bombas e tiros) e como se esquivou de nós nesses 65 dias de greve.

Política de Valorização do Ensino Público do Governo Sérgio Cabral

IMAGENS QUE VALEM MAIS QUE PALAVRAS

O improvável aconteceu!!!

Colegas Professores da Rede Estadual,

Como todo bom grevista retornei a escola após o fim da greve. Até que fui bem recepcionado: pelos colegas que não fizeram greve, pelos diretores e pelos alunos. O clima estava amistoso, um misto de respeito por ter ido até o fim da greve, e receio pelas posições radicais que assumi em defesa do movimento. Mas, como nem tudo é perfeito, recebi uma notícia (dada pelos alunos) que me deixou perplexo, as ameaças do Sr. Secretário de Educação de substituir os grevistas se cumpriram, mas para piorar mais ainda essa situação, o meu substituto não era um professor temporário, mas era um "colega" que aceitou GLP para substituir-me. Não consigo conceber a idéia de alguém que irá usufruir daquilo que lutamos para conquistar, e ainda considerou a possibilidade de se aproveitar da ausência de um grevista, ganhando um qualquer a mais. É o cúmulo da falta de companheirismo e senso de coletividade, querer se aproveitar da desgraça alheia. Atitudes como essa vindo de Cabral e seus capachos são esperadas, agora vindo de um trabalhador que sente na pele os percalços de ser professor, é inadimissível. Não fazer greve é um direito de qualquer um, agora tirar proveito desse momento dessa maneira é desumano.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Contribuições da Igreja Presbiteriana à educação brasileira? Resta saber a quem!!!

 
De 10 a 12 de agosto, aconteceu no auditório da FERLAGOS-Cabo Frio, um evento que desejava explicitar para a sociedade, quais as contribuições que a igreja Presbiteriana, que para conhecimento de todos é uma das mais ricas denominações evangélicas, onde concentra em seus belos templos a elite e a burguesia gospel, deu para a educação brasileira. Segundo a nossa parceira Amanda Gurgel em seu discurso, os números são irrefutáveis. Concordando então, começo a minha reflexão acerca da questão, expondo alguns números, irrefutáveis, que nos darão a "dimensão" dessa contribuição.

Um em cada cinco estudantes brasileiros do ensino fundamental está atrasado na escola. No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação. É o que mostram os dados do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série. 

Segundo dados da Pnad publicados em 2008, a média da escolaridade dos jovens entre 15 e 29 anos, no Brasil, atingia 8,8 anos. Para ter uma ideia das disparidades regionais, abaixo dessa média estavam o Norte do país (8,1 anos) e o Nordeste (7,7 anos), enquanto o Sudeste (9,5 anos), o Sul (9,4 anos) e o Centro- Oeste (9,1 anos) situavam-se em patamar superior.

Essa mesma pesquisa mostrou que, em 2008, quase 1,5 milhão de jovens entre 15 e 17 anos não freqüentava a escola; na faixa etária de 18 a 24, mais de 15,6 milhões estavam sem estudar e, entre 25 e 29 anos, eram 13,5 milhões.

No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o percentual de jovens que encerraram o estudo no ensino médio ou o abandonaram era de 36,26%, 31,29% e 31,04%, respectivamente, estatística preocupante para regiões consideradas as mais dinâmicas e produtivas do país.

Os dados da Pnad de 2009 mostram algumas variações nesse quadro, sem contudo indicar tendências de mudanças substantivas. Se em 2008 84% dos jovens com idade entre 15 e 17 anos frequentavam a escola, em 2009, esse índice subiu para 90,6%. Entre a faixa dos 18 aos 24 anos, em 2008, eram 34% dos jovens e, em 2009, 38,5%. Cabe ressaltar que, apesar do crescimento observado, permanece a redução significativa do percentual de jovens que deixam a escola na passagem de uma faixa etária para outra e de um nível de ensino para o seguinte.


Além disso, temos de considerar que muitos jovens matriculados nas escolas estão em séries inadequadas para a idade, em decorrência da entrada tardia no sistema educacional ou da repetência ou, ainda, da evasão, o que significa que muitos nem sequer chegam a frequentar o ensino médio, embora tenham idade para tal.

Se considerarmos que em 2009 o Brasil ainda apresentava uma taxa de analfabetismo em torno de 14 milhões de pessoas, ou seja, 9,7% da população com 15 anos ou mais, e que a taxa de analfabetismo funcional (pessoas de 15 anos ou mais de idade com menos de quatro anos de escolaridade) era de 20,3%, vemos quão ineficazes são as políticas educacionais em vigor para cumprir um dever do Estado que é prover educação básica para todos.

Se cruzarmos esses dados com a renda segundo dados da Pnad, veremos que a relação entre pobreza e escolaridade ainda é um fator determinante, ou seja, quanto menor a renda das famílias menor
a taxa de escolaridade de seus filhos, obrigados a se inserir precocemente no mercado de trabalho para complementar a renda familiar. De acordo com dados do Inep em 2008, cerca de 2,8 milhões de alunos do ensino médio trabalhavam, buscando conciliar atividade remunerada e educação.

De acordo com esses dados, podemos perceber quão grandiosa foi essa contribuição!! Caros colegas, a Igreja Presbiteriana mantém escolas privadas, de cunho beneficente, onde esse título reflete apenas no pagamento de encargos e impostos, pois trabalha na verdade em benefício da sua membresia burguesa, que pagam robustas mensalidades, pois querem proporcionar aos seus filhos e filhas um ensino de qualidade, que os dê condições de ascenderem na sociedade, de manterem sua "casta" de classe média e explorar o filho do proletário que teve negada uma educação, dentro da escola pública, que desse a ele visão da realidade cruel que lhes imputam e condições de competir intelectualmente, de igual pra igual, com o filho do burguês. Não vejo nenhuma contribuição dessa associação religiosa, porém percebo a colaboração na perpetuação da divisão de classes através da educação, da   manutenção do status-quo, da política capitalista de concentração de riquezas.  Por que não abrem escolas gratuitas, favorecendo a população oprimida? Sei que esses "pensadores" que palestraram não são pessoas alienadas, pois sabem muito bem como funciona essa dinâmica social, que usa a educação para manter a massa alienada e explorada! Para a formação de mão-de-obra barata e simples, que engrossa o exército industrial com fins de enriquecer o empresário e para exercer funções subalternas. Então não venham com blá-blá-blá e nem usem o nome de Deus para justificar essa dinâmica da podridão! falem logo a que vieram! Soa mais digno e sincero!

domingo, 14 de agosto de 2011

Para os Professores: Nada (5%), para Sérgio Cabral: TUDO

Fonte: Blog Ricardo Gama

ROUBALHEIRA: Sérgio Cabral pagou R$ 354 milhões a 26 cooperativas de médicos sem assinar contrato

O que é isso companheiro ?

A ROUBALHEIRA é tão grande que até o jornal O Globo denunciou, o Governo Sérgio Cabral "pagou" 354 milhões a 26 cooperativas de médicos sem assinar um contrato.

Isso é ilegal e criminoso diz a matéria abaixo.

O que a Poder Judiciário e o MP estão esperando para fazer um ARRASTÃO nesse governo Sérgio Cabral e colocar esses vagabundos na CADEIA ?


Reprodução do Globo on line



RIO - Foi na França, entre o fim do século XVIII e início do XIX, que o direito adotou definitivamente a exigência de contratos formais na administração. O objetivo era garantir responsabilidades e punir os desvios por meio de um documento reconhecido pela Justiça. Embora essa exigência tenha sobrevivido ao tempo e se espalhando por vários países, ainda hoje há casos na gestão pública em que prevalece o chamado acordo informal, medida que dificulta a fiscalização do uso dos recursos, além de contrariar a legislação. É o caso da Secretaria estadual de Saúde. Entre 2007 e 2010, o órgão pagou R$ 354 milhões a 26 cooperativas médicas, sem assinar qualquer contrato prévio com essas entidades, que são responsáveis por fornecer mão de obra às unidades de saúde. O dinheiro foi repassado seguidamente, por termos de reconhecimento de dívida, um instrumento que autoriza os pagamentos, mas não dispensa a assinatura de contratos.
A situação desses pagamentos na saúde, uma das áreas mais críticas do estado, consta de um relatório feito por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em julho. Do total desembolsado pela secretaria, cerca de 52% foram para três cooperativas: Trust, Multiprof e ServiceCoop. No documento, os técnicos do tribunal alertam para o fato de que esses pagamentos sem contrato ferem a Lei de Licitações. O entendimento é o mesmo de Manoel Messias Peixinho, professor de direito administrativo da PUC-Rio. Consultado pelo GLOBO, ele classificou o caso como uma "irregularidade gritante", em se tratando de órgão público. O professor diz que o caso das cooperativas não se enquadra nem mesmo em situações emergenciais, em que se poderia dispensar a concorrência pública, mas nunca a assinatura de contrato formal:
- Essa prática é absolutamente ilegal. Todas as contratações da administração pública devem ser precedidas de um contrato formal. Isso está claro na Lei de Licitações, que impõe não apenas essa exigência, como também a de se realizar uma concorrência para escolher o prestador de serviço. Portanto, a ilegalidade nesse caso chega ser gritante e pode ser alvo de uma ação criminal contra quem deu a autorização.

A GREVE TERMINOU, MAS A LUTA CONTINUA




CAUSA E EFEITO
MV BILL

Hã...
Pouca coisa mudou
O responsável pela nossa tragédia não assimilou
Que pra mudar é necessário mais que um discurso...
no percurso falei com gente estúpida
Penso no que diz nossa bandeira fica em dúvida
O que será que eles acham de nós
que não sabemos falar?
que não sabemos votar? Há

Nossa voz ta no ar
Por mais que eu tenha espírito de mudança
vejo contradições que me causam desesperança
Cansa ver tanta gente ignorante
Tratando gente humilde de forma arrogante
Deselegante ao lidar com a maioria
Que fala com sotaque de periferia
Na correria, sobrevivendo a covardia
Daqueles que nos retribui com antipatia

A superação me emociona
Mas a apatia dos irmãos me decepciona
Vivemos da democracia que não funciona
Condição social que aprisiona
Vários vão a lona
Sentados na poltrona
Recebendo ordens que serão ditadas na telona
E nos deixam como herança
Uma verdadeira erupção de criança na minha lembrança
Não da pra esquecer o que eu vi (na lembrança)
Não da pra esquecer o que senti
percebi...

Que a policia continua sendo o braço governamental
Na favela discimina o mal
Com suas fardas e caveirões
A serviço daqueles que controlam opniões,que roubam
milhões, donos de mansões
Constrói a riqueza com a fraqueza de multidões
Tubarões...
engolem o peixe pequeno
Não vejo plantação de coca no nosso terreno
Vai além...vejo plantações de vida
de sonhos, de morte, ferida
Que não cicatriza, que não ameniza
Se o clima tiver tenso a paz não se estabiliza
Pra mim é muito fácil de ser entendido
Sem educação vários de nós vai virar bandido
E a nossa pena não é branda
Perdemos a infância, a juventude a fila anda
Menos pra quem tem família com dinheiro
Que paga pelo erro do filho o tempo inteiro
Atitudes que eu não me identifico
Bateram na empregada só porque o pai é rico
Pai que vai a público falar de ética
Sem saber que o filho é envolvido com droga sintética
Vida frenética, fazendo merda pela rua
Com a certeza que a justiça é menos energética
Não é assim com a gente,
Nova operação policial leva a alma de um inocente
Deixa a criança ferida
Com bala perdida
Mais punição como medida
Revelando a incompetência
Tenho complemento no refrão que há na sequencia


Combatente não aceita
Comando de canalha que a nós não respeita
Excluído, iludido
Quem nasce na favela é visto como bandido
Rouba muito, magnata
Não vai para cadeia e usa terno e gravata
Causa e efeito
Só dever sem direito 2x

A corrupção permite
que atrocidade ultrapasse seu limite
Por mais que parte elite evite
Um afrogenocidio existe
onde pessoas morrem por conta da cor
Com sobrenome comum não temos valor
Artista câo, que fala de amor,
Não fecha com nois nem na hora da dor
Por isso eu faço do meu palco um pupito
usando minha voz contra um Brasil que é corrupto
Impunidade fala mais alto
Os homens de preto sobem o morro pra defender o asfalto
que impotente, assistem a tragédia
No desnivel entre a favela e a classe média
Que tratam o guetto como se fosse a África
numa distancia que nem chega a ser geográfica

Distanciamento provocado pelo preconceito
Como se nascer aqui fosse um defeito
Não é!
É parte de um destino que você ajudou a escrever,
quando não quis se envolver
Vem, vem aqui combater a consequencia de politica de ausencia
que resulta em violencia
Se o foco não for mudado, não terão resultado
e o ódio na juventude é uma tendencia
Sem escola, sem escolha
Expectativa de vida até que o crime te recolha
Vários do lado do bem, são empurrados pro mal
vitimas da convulsão social
País tropical, povo sensual
Fábrica de gente em condição marginal
que não conseguem pensar, que não conseguem falar
Parasitas não iram prosperar


Combatente não aceita
Comando de canalha que a nós não respeita
Excluído, iludido
Quem nasce na favela é visto como bandido
Rouba muito, magnata
Não vai para cadeia e usa terno e gravata
Causa e efeito
Só dever sem direito 2x

sábado, 13 de agosto de 2011

Segunda-feira a Fábrica reabre suas portas

PRODUÇÃO A TODO VAPOR:


PRECISA-SE DE:

PROFESSORES ALIENADOS

SINDICATO VENDIDO


GERENTES (DIRETORES) COMPRADOS


PRODUÇÃO:

MÃO-DE-OBRA BARATA E ALIENADA

E O PATRÃO AGRADECE:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FIM DA GREVE: É melhor ser palhaço do que ser professor


Enquanto lutamos por 60 dias por um reajuste EMERGENCIAL de 26% e no final das contas "conquistamos" 5%, o palhaço Tiririca está embolsando de salário R$ 26.700,00 (se considerar as verbas de gabinete sobe para R$ 103.000,00) sem saber ainda, oito meses depois de sua posse, como funciona a Câmara dos Deputados, segundo reportagem do jornal O Dia de 12/08/11. De acordo com o Exmo Deputado, a Câmara é uma "fábrica de loucos", pois "ninguém escuta ninguém". Segundo ele: "Um deputado fala e nenhum presta atenção. Outro dia tinha um fazendo um discurso superbacana, sobre educação. Outro pediu a palavra. E reclamou: "Já pedimos para instalarem tomadas novas aqui e não instalaram". É uma coisa de louco, desabafa.
Nesse país de merda, em que a população foi formatada para aceitar todos os absurdos e desmandos dos governantes, é que assumimos a árdua tarefa de "educar". Minha luta irá continuar dentro da sala de aula, como sempre foi. Não vou voltar de cabeça baixa por ter recebido os míseros 5%, pois me posicionei até o fim, e se dependesse de mim A GREVE CONTINUARIA, mas aceito sufocando a minha revolta, o regresso à escola quase que de mãos vazias, pois se nossa luta fosse exclusivamente contra esse governador tirano, já teríamos alcançado nossos objetivos. Entretanto lutamos com algo muito maior, a desunião dos colegas de classe que se acovardaram por não terem consciência da força que uma categoria unida possui. Nosso movimento se enfraquece por ceder aos caprichos do Fascista Sérgio Cabral, pois todos sabemos que há recursos suficientes nos cofres do Estado para conceder o reajuste solicitado por nós, pois a lei nunca é cumprida quando os interesses da classe dominante são ameaçados, afinal, educar com qualidade é sinônimo de equidade social, o que não interessa a eles, pois Estados e Municípios segundo a LDB devem investir 25% de sua arrecadação em educação.
Se mobilizar 40% dos professores na deflagração da greve em 07 de junho foi uma tarefa herculesca, será muito mais difícil se essa Besta Fera que nos governa, não cumprir o que foi aprovado na Câmara dos Deputados, pois é com isso que teremos que nos contentar, com a sanção da lei e mais nada, pois se em greve, ele não saiu do seu trono para ao menos ouvir os seus plebeus, que dirá quando a "normalidade" nas escolas for instaurada.
A greve não foi suspensa, a greve terminou. Sem ilusões, retorno ao trabalho com um gosto amargo na alma, mas com a consciência tranquila de ter lutado pelo que era justo.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alerj aprovou antecipação de duas parcelas do Nova Escola e reajuste de 5% Nova

Fonte: SEPE

Deputados acabam de aprovar o Projeto de Lei 677/2011, que altera a mensagem 34 enviada pelo governo Cabral para votação no plenário da Alerj. No Projeto que acaba de ser aprovado, com as emendas feitas na mensagem enviada pelo governador, a rede estadual terá antecipadas duas parcelas do Nova Escola, referentes aos anos de 2012 e 2013, além de um reajuste salarial de 5% (este reajuste também foi aprovado para a Faetc em outro projeto, nº 679) - Também foi aprovado o abono dos dias parados. O reajuste é extensivo a aposentados e pensionistas. As emendas do Sepe de reajuste salarial de 26% e de incorporação total do Nova Escola foram reprovadas.

Os funcionários tiveram os seguintes ganhos na mesma mensagem: incorporação total do Nova Escola, descongelamento do Plano de Carreira específico e 8% entre os níveis – as emendas do Sepe que estipulam 30 horas para os funcionários e o enquadramento por formação não passaram.

Os animadores culturais tiveram um reajuste de 14% em seus vencimentos..

A sessão plenária foi interrompida e deve ser retomada a partir de 16h30, quando serão votadas as outras propostas contidas na mensagem do governo e as emendas propostas pelo sindicato e pelos deputados da Alerj. A sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Alerj (inclusive pelo site).

A lei aprovada segue para vão agora para o governador sancionar, o que pode levar até 15 dias.

Desde as 10h, profissionais de educação se encontram nas escadarias da Alerj e no plenário, acompanhando a votação. Amanhã, dia 12, às 14h, a categoria se reúne em assembleia no Clube Municipal, na Tijuca, para decidir os rumos do movimento.

Acréscimo: em votação retomada na Alerj às 16h30, os deputados aprovaram a criação da carga horária para o professor de 30 horas (opcional), com a carga horária definida de 1/3 para tempo de planejamento.
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