Apesar do criminoso bloqueio dos EUA há mais de cinquenta anos, e também de alguns percalços políticos do regime castrista, a pequena Ilha do mar do Caribe sempre é destaque positivo quando o tema é Educação. Segundos dados do Banco Mundial, Cuba tem a melhor taxa de alfabetização entre oitenta países pesquisados. La, quase a totalidade das pessoas é alfabetizada, ou seja, 99,83% da população.
Na prática, isto é resultado de investimentos públicos na área. Como se sabe, em Cuba a Educação é controlada como algo prioritário pelo Estado, o que tem gerado ótimos resultados no setor. Segundo também o próprio Banco Mundial, Cuba é o único país da América Latina e do Caribe que dispõe de um sistema educativo de alta qualidade.
Embora bastante criticada (mais por conta de preconceito e ignorância) como um país "atrasado", Cuba nesse quesito alfabetização bate até países do dito primeiro mundo europeu, como Itália e Portugal, que ocupam a 14ª e 36ª posição, respectivamente, nesse mesmo ranking de educação. Outro fator interessante, é que dos oitenta países pesquisados, apenas a Ilha é Socialista. Todos os demais se guiam pelos milagrosos ideais liberais do capitalismo.
O contigente pesquisado é de habitantes a partir de quinze anos de idade. Os dados são de 2011 e o Brasil não é citado. Mas, segundo ainda o Banco Mundial, em 2009 o Brasil aparece na 16ª posição.
Fonte: http://www.deverdeclasse.com/news/cuba-e-primeira-na-taxa-de-alfabetizacao-entre-80-paises-norteamericano/
Nenhum comentário:
Postar um comentário