"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

EJA - A (Re)Construção da Subalternidade

Através deste tópico, estaremos postando considerações acerca dos estudos e pesquisas referentes à Educação de Jovens e Adultos no Brasil, assim como estaremos analisando as políticas públicas , os Projetos e iniciativas direcionadas a atender essa demanda. Esperamos compartilhar conhecimentos e dar subsídios teóricos aos educadores da EJA, demais profissionais da área, entre outros, através dos assuntos abordados para reflexão e discussão, e que, através destas análises críticas, possamos começar a  olhar a EJA dialeticamente, e não mais como “generosidade” do Estado em oferecer educação tardia a quem não estudou quando deveria porque , simplesmente,“não quis”.   Esperamos contribuir de alguma forma para despertar os educadores e cidadãos sobre a real face da EJA e sua criação. Testemunhos e comentários serão muito bem vindos!


Começaremos a nossa análise acerca da EJA com um trecho do livro de Brzezinsk, Irio. LDB Interpretada: Diversos Olhares se Entrecruzam. SP, Cortez, 1998 escrito por Sérgio Haddad: “Deixem os velhinhos morrerem em paz! Deixem os velhinhos morrerem em paz!” Assim se pronunciou Darcy Ribeiro, diante das câmaras de vídeo e dos olhares atônitos de cerca de 1.500 pessoas, educadores, professores, responsáveis por políticas públicas, no encerramento do congresso brasileiro organizado pelo GETA – Grupo de Estudos e Trabalho em Alfabetização em 1990, por ocasião das mobilizações que marcarão o ano internacional da alfabetização. Darcy, firme falador incansável, argumentava diante do seu amigo Paulo Freire, que assistia á sua performance na mesma mesa-redonda, no auditório da antiga escola Caetano Campos.”
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...