Através deste tópico, estaremos postando considerações acerca dos estudos e pesquisas referentes à Educação de Jovens e Adultos no Brasil, assim como estaremos analisando as políticas públicas , os Projetos e iniciativas direcionadas a atender essa demanda. Esperamos compartilhar conhecimentos e dar subsídios teóricos aos educadores da EJA, demais profissionais da área, entre outros, através dos assuntos abordados para reflexão e discussão, e que, através destas análises críticas, possamos começar a olhar a EJA dialeticamente, e não mais como “generosidade” do Estado em oferecer educação tardia a quem não estudou quando deveria porque , simplesmente,“não quis”. Esperamos contribuir de alguma forma para despertar os educadores e cidadãos sobre a real face da EJA e sua criação. Testemunhos e comentários serão muito bem vindos!
Começaremos a nossa análise acerca da EJA com um trecho do livro de Brzezinsk, Irio. LDB Interpretada: Diversos Olhares se Entrecruzam. SP, Cortez, 1998 escrito por Sérgio Haddad: “Deixem os velhinhos morrerem em paz! Deixem os velhinhos morrerem em paz!” Assim se pronunciou Darcy Ribeiro, diante das câmaras de vídeo e dos olhares atônitos de cerca de 1.500 pessoas, educadores, professores, responsáveis por políticas públicas, no encerramento do congresso brasileiro organizado pelo GETA – Grupo de Estudos e Trabalho em Alfabetização em 1990, por ocasião das mobilizações que marcarão o ano internacional da alfabetização. Darcy, firme falador incansável, argumentava diante do seu amigo Paulo Freire, que assistia á sua performance na mesma mesa-redonda, no auditório da antiga escola Caetano Campos.”
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário