"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

sábado, 7 de junho de 2014

Em Cuba o Jovem é Prioridade

Secundário:
Agrupa os  estudantes entre 12 e 14 anos e faz parte do ensino básico obrigatório junto com o ensino primário. Seu objetivo é  fornecer uma educação básica e integral ao adolescente cubano, sobre a base de uma cultura geral, que lhe permita estar plenamente  identificado com a sua nacionalidade e patriotismo, para conhecer e compreender o seu passado, enfrentar o  presente e prepara-se para o seu desenvolvimento futuro, tendo a atitude  consciente  de opção do socialismo que lhe garante a defesa das conquistas sociais numa continuidade  da obra da Revolução, expressa em suas formas de sentir de pensar e de agir. 
Investigações Internacionais reconhecem  o ensino secundário como uma fase complexa e difícil. Especialistas da Unesco lembram que ela tem tido um lugar instável de constantes mudanças  de professores e estudantes.
Cuba não ficou alheia a  estes problemas,  o estudante cubano  também enfrentou o problema da  influência directa de vários professores, disciplinas e assuntos, muitas vezes divorciados uns dos outros, além disso por vezes o número de salas de aula era inferior ao número de alunos o que complicava o dia na escola. Depois de muitas análises foram feitas alterações significativas neste nível de  ensino, durante 2003-2004, estas alterações  foram precedidas de investigações, resultando assim no Novo Modelo de alta escola básica. Em primeiro lugar, a nova ideia do Professor Geral Integral, que trabalha com um grupo de  15 alunos e ensina  todas as disciplinas do mesmo grau, excepto Inglês e educação física, este professor acompanha-os  durante todo o seu precurso, sendo simultaneamente o seu conselheiro e guia, mantendo um contacto directo e permanente com os pais. 
Esta constitui a mais radical mudança na transformação do ensino secundário inferior, é um revolucionário e inovador contributo para o ensino de  adolescentes e que tem sido  capaz de implantar actividades em qualquer área de trabalho educativo com grupos de  15 alunos fornecendo-les todos os temas exceto Inglês e educação física, facilitando, assim, uma  atenção personalizada e diferenciada para os estudantes. Este tipo de aprendizagem permite que os resultados  sejam positivos,  a partir de um  trabalho profundo com  um diagnóstico de cada aluno, com  um tratamento individualizado, com a utilização  de TV, vídeo, computador e outros programas priorizados pela Revolução. O professor do ensino médio completo geral deve tornar-se um guia básico, tutor e orientador para a educação dos seus 15 pioneiros, que, no novo modelo escolar, estão no centro do processo educativo. Deverá igualmente realizar diagnóstico completo de cada um dos seus pioneiros e 15, em função dos resultados, chamar a estratégia individual e de grupo. Este diagnóstico será desenvolvido e partilhado com outros professores que não estão completas (Inglês, educação física, assistentes sociais, arte instrutores e estratégias educativas e seus resultados serão compartilhados com as famílias de cada um dos seus pioneiros de uma unidade educacional alcançar crescimento pessoal e aprender com elas. 
O conteúdo do ensino, que seleccionado como o tema do trabalho educativo devem ser dirigidos a promover o desenvolvimento pessoal de cada um de seus 15 pioneiros e desenvolvimento grupo, a partir do qual deverá conduzir o processo de ensino-aprendizagem de metodologias activas propício ao diálogo, de reflexão e promover o exercício de pensar, para ensinar a seus alunos aprender a aprender, aprender a estudar e processar informação de projectos de investigação conjuntos a fim de facilitar o exercício do seu poder discricionário, a satisfação de aprender e de saber . O novo tipo de professor para o ensino médio, tem de conceber uma forma de classe desenvolvedor e participar ativamente ao lado dos seus 15 pioneiros nos domínios político, cultural, recreativo e está programado para ser um observador sistemático modos de ação de cada um dos seus pioneiros traduzir estes comportamentos mais tarde no processo de ensino-aprendizagem conteúdo e promover a reflexão eo debate sobre eles. A sala de aula deve ser uma verdadeira oficina construção de criação de conhecimentos, trabalho duro e de respeito com as experiências e as experiências de cada um de seus 15 pioneiros. 
O desenvolvimento de uma pedagogia de respeito, esforço, a exigência de que não faltam na sensibilidade humana, de modo que os estudantes tenham confiança em si não é afectado a sua auto-estima e poderão enfrentar a vida com otimismo, deve ser uma premissa no trabalho do Professor abrangente geral. É também uma das suas mais importantes tarefas de assegurar a transição pacífica dos educadores necessidade de preservar as conquistas no domínio da educação, com ênfase na qualidade de admissão para o Instituto de Ensino Superior de jovens convencido a sabedoria da sua selecção, transportando um sólida vocação pedagógica, QUE se ha ido formando ao longo da vida escolar. Em resumo, você precisa conhecer em pormenor o que cada um de seus alunos sabe, podemos fazer e sentir, a partir de uma avaliação dos progressos na sua aprendizagem e desenvolvimento nesta base para desenhar estratégias individuais e coletivos a fim de lhe permitir levando-as a superior fases de desenvolvimento. 
O novo modelo também adoptou uma nova organização escolar, que tem seu centro na dupla sessão, que implementa as atividades educacionais, e extracurriculares extradocentes, este princípio foi baseado na generalização do almoço escolar. Actualmente operam no país, 1 005 secundárias básicas urbanas e rurais, esta última com regime de internato, onde os alunos recebem gratuitamente alimentos e cuidados médicos. Estes centros são formados mais de 474 392 alunos. O princípio básico de combinação de estudo e de trabalho está presente em ambos, o que intensifica o foco do ensino politécnico, estético educação e trabalho, juntamente com actividades destinadas a orientação profissional e de carreira. Há também a Escola Profissional de Artes e Esportes 
O modelo básico secundário assenta também sobre a utilização de audiovisuais e de computadores existentes nas escolas, que tem promovido sensibilização dos estudantes, contribuindo para a sua realização e de cultura geral integral. Temos instalados 19 324 televisores e 15 989 videocaseteras nas salas de aula. Tal como para o computador, há 9 590 computadores e apresenta a coleção "O Navegador", com conteúdo das disciplinas. O poder de dispor de uma coleção de software curriculum chamado "O Navegador", e especialmente concebido para este nível, constitui uma garantia para elevar a qualidade da aprendizagem na base secundária. Estes softwares são concebidos através de uma estrutura comum e um modelo similar design que facilita a rápida apropriação dos mecanismos de navegação e de serviços informáticos eles próprios. Os softwares geralmente possuem módulos: base de conhecimentos, mentor, treinador, glossário, avaliador, trace, biblioteca e recreativas componente. Em todos os casos, tenha incluído um animal de estimação que oferece assistência tanto do ponto de vista da navegação como o conteúdo, com um sistema de feedback de respostas incorretas, no caso dos questionários ou avaliadores a fim de garantir que os alunos sempre têm acesso a o mais completo e acabado sobre o assunto em estudo. 
l uso de softwares educativos no ensino de atividade levou ao surgimento de um novo tipo de classe: o tipo de software educativo. Classe onde o software é o meio fundamental para conseguir assimilação do conteúdo de um determinado assunto, usando missões de ensino que visa pesquisar, triagem, processamento e armazenamento de informação utilizando meios informáticos, que lhe dá um carácter interdisciplinar.

2 comentários:

  1. ESCOLAS CUBANAS DE MERDA COMUNISTA QUE NÃO PRODUZ NADA! NÃO TEM UM ESCRITOR, NEM FILÓSOFO, NEM CIENTISTA, NEM MÉDICO, NEM UM PRÉMIO, NÃO TEM DROGA NENHUMA, ALÉM DE "DIPLOMAS" DE MERDA COMUNISTA PARA LIMPAREM OS SEUS RABOS DE ZUMBIS SOCIALISTAS ESCRAVOS E MAIORIA COVARDES!

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