"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Governo Lula Liberou o Homeschooling

Governo Lula libera o HomeSchooling



Fonte: http://www.imil.org.br/blog/governo-lula-libera-o-homeschooling/
 Autor: Instituto Millenium - 18/07/2010
 
Por Ângelo da C.I.A
Este é um post único na história deste blogue. É com euforia que parabenizo o Governo Federal, especialmente o Ministério da Educação. A Diretoria de Gestão e Planejamento, em sua Coordenação-Geral de Recursos Logísticos, Aquisições e Convênios, através de uma simples retificação no Diário Oficial da União, fez do dia vinte e dois de junho de 2010 um marco histórico para a Educação, as famílias e Autonomia das pessoas: Eles instituíram oficialmente o HomeSchooling no Brasil.
Para quem não sabe o Brasil proibia totalmente o Ensino Doméstico, prevendo até mesmo ação do Ministério Público contra os pais que o praticassem por “abandono intelectual”.
A mudança começou com o que foi publicado no dia 21/06/2010 no Diário Oficial da União. Leiam:
9.2.1. Para obter certificado de conclusão do Ensino Médio, os(as) participantes devem:
a) Ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM 2010;
b) Ter concluído o ensino fundamental;
c) Ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM;
d) Ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.”
O ítem b) foi suprimido, tornando então a partir de agora desnecessário ter concluído o Ensino Fundamental para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do resultado do ENEM. Vejam como ficou a correção:
9.2.1. Para obter certificado de conclusão do Ensino Médio, os(as) participantes devem:
a) Ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM 2010;
b) Ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM;
c) Ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.”

 Governo Lula libera o HomeSchooling
Página 44 do D.O.U. de 22/06/2010

É uma grande conquista que, talvez sem esta intenção, serve para promover a autonomia das pessoas perante o Estado, permite aos cidadãos capazes, conscientes e confiantes, ter a opção, OPÇÃO de não ter seus filhos inscritos em escolas públicas ou privadas.
O HomeSchooling sempre foi visto com preconceito, como uma causa da direita brasileira, tanto a liberal quanto a conservadora. Olavo de Carvalho sempre foi um dos principais divulgadores e críticos das absurdas imposições que proíbiam o HomeSchooling. Quem quiser ver isto como uma vitória na Guerra de Valores, que o faça, mas é preciso lembrar que o mérito vai todo para o Ministério da Educação. E é de estranhar que a uma notícia importante como esta não tenha sido dada a verdadeira dimensão. Procurem por aí e verão que ninguém noticiou o fato em toda sua amplitude. Mesmo o fato do ENEM servir como certificado de conclusão do Ensino Médio mal foi noticiado (Exceções: Estadão, Diário do Nordeste e um site especializado em educação).
Eu posso estar parecendo otimista demais, de fato somente uma Lei poderia dar plenos direitos ao aluno que for submetido ao Ensino Doméstico. Mas eu prefiro comemorar por estarmos numa época de tantas más notícias, de tantos debates tortos e de imobilidade total do Governo no que diz respeito à Educação.
É ilusão imaginar que Ensino Doméstico sozinho solucionará os problemas do Ensino no Brasil. Mas se ele permitir a alguns brasileiros darem Ensino de qualidade, sem doutrinação e sem expôr crianças a tantas mazelas que ocorrem no universo do Ensino brasileiro, já terá feito aquilo que todo Governo deveria fazer a cidadãos maduros: oferecer-lhes o direito de escolha.

Comentário: E nós nem sabíamos que havia essa retificação na Lei, onde possibilita que os pais ou responsáveis possam optar por uma educação domiciliar de qualidade e sem os anseios e angústias que, atualmente, estes sofrem quando mandam seus filhos e filhas para a escola, que , infelizmente, nos dias atuais, está se afirmando a cada dia como uma instituição falida, que promove a desmoralização, a violência , a sexualidade precoce, entre outros grandes e graves problemas, sem falar da baixa qualidade do ensino, principalmente nas públicas. Além disso, essa referida Lei também beneficia os alunos de baixa renda com distorção idade/ano de escolaridade. Então professores, vamos arregaçar as mangas e usar isso em função de possibilitar  a ascensão escolar dos alunos!!!!

Um comentário:

  1. achei uma excelente medida.

    mas entendo que os grandes meios de comunicaçao nao tenham publicado porque isso é algo que só funciona com exceçoes. sao poucos os pais maduros e capacitados o bastante para dar uma boa educaçao intelectual aos filhos entao disseminar essa ideia na populaçao de que a escola nao é exatamente necessaria seria perigoso e poderia dar muito problema.

    resumidamente, a educaçao convencional ,lá na escola, é boa sim e é importante que se tenha para a maioria da populaçao porém é importante entender que algumas familias podem ensinar seus filhos tao bem ou melhor que lá e respeitar a decisão dessas familias de assim a fazer.

    o bom de estudar em casa é ter mais contato com os filhos e previnir que eles sofram influencias ruims na escola onde, longe dos pais, muitas crianças se comportam mal e influenciam as outras e os professores e coordenadores nem sempre estao por perto para monitorar as crianças e as corrigirem até porque muitos nem veem isso como seu dever(e talvez nem seja).exemplos dessas influencias sao imoralidades , violencia e sexualidade precoce como a autora do blog cita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...