"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

domingo, 21 de agosto de 2011

Projeto que limita número de alunos em sala de aula

Fonte: Revista pontocom

Depois de três anos de tramitação, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 597/2007 que limita o número de alunos por professor na Educação Básica. Pela proposta, que agora segue para o Senado, as turmas do Ensino Médio e as dos quatro anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) terão, no máximo, 35 alunos. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que não estabelece limite de estudantes por sala de aula.
Se for aprovado no Senado, os sistemas de ensino terão o prazo de três anos, a partir da publicação da lei, para se adequarem. Para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a limitação de alunos por professor acabaria com a superlotação e garantiria mais qualidade de ensino.
“Se você tiver uma sala de aula lotada com 40, 50 alunos, numa aula de 45 minutos, onde o professor tem que passar o conteúdo da sua matéria, tirar as dúvidas e conferir lições de casa ou qualquer tarefa, certamente uma boa parte dos alunos não vai contar com a atenção do professor”, destaca o deputado Jorginho Maluly, autor da proposta.
Veja como seria o limite de alunos por sala/série:
- Crianças até um ano de idade: máximo de cinco alunos por professor
- Crianças de um a dois anos: máximo de oito alunos por professor
- Crianças de dois a três anos: máximo de treze alunos por professor
- Crianças de três a quatro anos: máximo de quinze alunos por professor
- Crianças de quatro a cinco anos: máximo de vinte alunos por professor
- Nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental: máximo de 25 alunos por professor
- Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: máximo de 35 alunos por professor

Leia o projeto na íntegra

Obs.: Reportagem de 13 de janeiro de 2010

COMENTÁRIO: Mais um projeto de lei que beneficiará a educação pública passeando desde 2007 pelo Congresso e Senado Nacional. Se fosse para aumentar o salário dos Srs. Deputados ou para beneficiar alguém do interesse deles já estaria aprovado. Temos que pressionar como sociedade esses deputados e senadores para aprovarem projetos de interesse do povo. Todo professor que tem que conviver com salas de aulas com 55 alunos como eu, sabe que é humanamente impossível oferecer aos alunos uma aprendizagem satisfatória.

Um comentário:

  1. nao acho que isso seja um problema.
    já estudei em uma escola onde sempre tinham 30 35 alunos por sala e no ultimo ano do fundamental a sala estava muito bagunçada e os alunos faziam muito barulho o estudo era chato e pouco produtivo pra mim que sempre fui bom aluno e interessado.
    depois no ensino medio fui pra uma escola com 55 -65 alunos por sala, mas a sala que eu fiquei que era a "específica" uma sala selecionada com os melhores alunos era uma sala tranquila silenciosa e eu gostava e aprendia muito lá. neste colegio o tempo na escola tb era maior das 7:30 as 13:40 .

    obs.: todas escolas particulares claro.

    e uma coisa interessante , quando passei pra faculdade a aula era só de 8:00 as 12:00 começei a achar muito pouco , e alguns professores faziam chamada (no ens med nao fazia) entao começei a achar chato a facul por ter a sensaçao de que o aprendizado era muito pouco e lento porisso e outros motivos acabei largando o curso no 2 ano. obs.(na facul tinha uns 50 alunos ?sala tb o que nao acho muito)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...