Fonte: Revista pontocom
Depois de três anos de tramitação, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 597/2007 que limita o número de alunos por professor na Educação Básica. Pela proposta, que agora segue para o Senado, as turmas do Ensino Médio e as dos quatro anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) terão, no máximo, 35 alunos. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que não estabelece limite de estudantes por sala de aula.
Se for aprovado no Senado, os sistemas de ensino terão o prazo de três anos, a partir da publicação da lei, para se adequarem. Para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a limitação de alunos por professor acabaria com a superlotação e garantiria mais qualidade de ensino.
“Se você tiver uma sala de aula lotada com 40, 50 alunos, numa aula de 45 minutos, onde o professor tem que passar o conteúdo da sua matéria, tirar as dúvidas e conferir lições de casa ou qualquer tarefa, certamente uma boa parte dos alunos não vai contar com a atenção do professor”, destaca o deputado Jorginho Maluly, autor da proposta.
Veja como seria o limite de alunos por sala/série:
- Crianças até um ano de idade: máximo de cinco alunos por professor
- Crianças de um a dois anos: máximo de oito alunos por professor
- Crianças de dois a três anos: máximo de treze alunos por professor
- Crianças de três a quatro anos: máximo de quinze alunos por professor
- Crianças de quatro a cinco anos: máximo de vinte alunos por professor
- Nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental: máximo de 25 alunos por professor
- Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: máximo de 35 alunos por professor
Leia o projeto na íntegra
Obs.: Reportagem de 13 de janeiro de 2010
COMENTÁRIO: Mais um projeto de lei que beneficiará a educação pública passeando desde 2007 pelo Congresso e Senado Nacional. Se fosse para aumentar o salário dos Srs. Deputados ou para beneficiar alguém do interesse deles já estaria aprovado. Temos que pressionar como sociedade esses deputados e senadores para aprovarem projetos de interesse do povo. Todo professor que tem que conviver com salas de aulas com 55 alunos como eu, sabe que é humanamente impossível oferecer aos alunos uma aprendizagem satisfatória.
nao acho que isso seja um problema.
ResponderExcluirjá estudei em uma escola onde sempre tinham 30 35 alunos por sala e no ultimo ano do fundamental a sala estava muito bagunçada e os alunos faziam muito barulho o estudo era chato e pouco produtivo pra mim que sempre fui bom aluno e interessado.
depois no ensino medio fui pra uma escola com 55 -65 alunos por sala, mas a sala que eu fiquei que era a "específica" uma sala selecionada com os melhores alunos era uma sala tranquila silenciosa e eu gostava e aprendia muito lá. neste colegio o tempo na escola tb era maior das 7:30 as 13:40 .
obs.: todas escolas particulares claro.
e uma coisa interessante , quando passei pra faculdade a aula era só de 8:00 as 12:00 começei a achar muito pouco , e alguns professores faziam chamada (no ens med nao fazia) entao começei a achar chato a facul por ter a sensaçao de que o aprendizado era muito pouco e lento porisso e outros motivos acabei largando o curso no 2 ano. obs.(na facul tinha uns 50 alunos ?sala tb o que nao acho muito)