"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

sábado, 8 de março de 2014

EDUCAÇÃO CUBANA: DADOS QUE IMPRESSIONAM!


Com escassos recursos e fortes problemas econômicos oriundos de um constante bloqueio, dados da educação cubana impressionam o mundo!

Em 2009 a Unesco apresentou um informe de seu organismo regional, a Orealc, sobre a prova LLCE (Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade do Ensino) denominado “Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo na América Latina e no Caribe”, que revelou dados muito surpreendentes para alguns analistas.
Christopher Marquis do New York Times assinalou: “os estudantes cubanos, em todas as matérias examinadas, obtiveram qualificações muito superiores à media, de maneira consistente, em todas as escolas”.
O estudo concluiu que “os alunos cubanos quase duplicam os resultados dos alunos que mais se aproximam deles”. O jornalista nova-iorquino apontou que os resultados “foram tão dramaticamente superiores que os pesquisadores da Unesco regressaram a Cuba e examinaram de novo os estudantes, obtendo os mesmos resultados de novo”. Jeff Puryear co-diretor da Associação para a Revitalização Educativa das Américas também se surpreendeu: “mesmo os resultados mais baixos dos cubanos alcançaram um índice superior à média da região, e aplicando nossos próprios padrões!”
Seguramente isso se deve a um milagre, pois Cuba é evidentemente um país com escassos recursos e fortes problemas econômicos, devido ao constante bloqueio e dificuldades diversas. Ninguém poderia comparar com a capacidade econômica do México, do Brasil, da Argentina e inclusive do Chile e, no entanto, é inegável que a educação em Cuba supera notavelmente mesmo a das potências da região. Cuba teve 70% dos seus estudantes com qualificações de mais 350 pontos de um total de 500, enquanto a média na Argentina, no Uruguai e No Chile foi de 300 pontos. Brasil e México acusaram uma média instável de aproximadamente 250 pontos. Só um milagre da deusa Iemanjá poderia explicar esses resultados.
O milagre teve início em 1959 quando a revolução triunfante dedicou-se a realizar todo tipo de projetos, cada um mais criativo e significativo. O mais conhecido, o da alfabetização, conseguiu em um ano declarar Cuba como o primeiro território livre de analfabetismo na América Latina. Menos conhecidos são os programas para mulheres camponesas, trabalhadoras, prostitutas; para crianças camponesas, órfãs ou “marginais”; para formar contingentes de professores, e poderíamos acrescentar um longo etcetera… Desde aqueles anos, o primeiro mandato foi levar todos os recursos disponíveis para as regiões devastadas pela pobreza no campo e na cidade. Este simples princípio marca uma enorme diferença com nosso próprio sistema no qual se impôs implacavelmente a máxima neoliberal de dar mais ao melhor “rankeado”, de investir somente naquilo que dá lucro, e assim persistem escolinhas abandonadas em que convivem crianças de várias séries (são 43% das 280.000 existentes), sem materiais, sem recursos, com “professores” que são rapazes treinados pelo CONAFE durante dois meses e enviados com um salário miserável.
A desigualdade educativa se reproduz assim de maneira estrutural, não é preciso um censo para saber o que já sabemos faz tempo. Sem mencionar o estado desastroso da maioria das escolas, sustentadas pelos pais de família com suas “contribuições voluntárias” e os raquíticos salários dos professores mesmo com o estímulo da carreira de magistério.
O milagre é que Cuba investe em educação 12.9% do PIB, no bojo de um investimento social de 30%. O México, a duras penas, destina 5% para a educação com altos e baixos pronunciados. Islândia e os países nórdicos se aproximam de 8%. Em janeiro de 1959, Cuba tinha 3 universidades públicas com 15.000 alunos e mil professores, e hoje conta com 67 instituições de altos estudos com 261.000 matriculados e 77 mil professores; 35.000 bolsistas latino-americanos passaram por suas classes, além de um novo programa de municipalização da educação superior que já construiu mais de 300 sedes universitárias municipais. Na verdade, Cuba é toda uma grande escola.
O estado é o responsável integral da educação, como na Finlândia e na França. Há uma grande valorização social da profissão docente em todos os seus níveis e os salários dos professores equivalem aos de outros profissionais como médicos e físicos. As Universidades Pedagógicas têm um alto grau de formação e de exigência. Nunca há mais de 18 crianças por sala e o tempo dedicado a cada criança pra elaborar e problematizar respostas individuais duplica o da região.
Estes são alguns dos fatores recolhidos por Martin Carnoy, professor da Universidade Stanford, em seu excelente livro La ventaja académica de Cuba, ¿Por qué los estudiantes cubanos rinden más?. Não necessitamos acudir a modelos tão distantes como Finlândia ou qualquer outro país altamente desenvolvido; a explicação está aqui mesmo, muito perto, e não se trata de um milagre educativo, mas sim de una política congruente com a dignidade de todo ser humano.
Tatiana Col, Diálogos do http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/12/educacao-cubana-dados-que-impressionam.htmlSul

5 comentários:

  1. O Pragmatismo Político não serve de fonte confiável de informações. Basta ver a logo com a estrelinha vermelha (asterisco). Se Cuba tem uma educação exemplar, cadê a tecnologia cubana? Como é o meio de transporte em Cuba? Por que é que o povo cubano não se comunica com o resto do mundo pela Internet? Por que tantos cubanos tentam fugir de Cuba? Onde podemos encontrar informações confiáveis se a ditadura cubana esconde tudo debaixo do tapete? ... É claro que Cuba possui muitos pontos positivos assim como qualquer outro país medíocre, mas a ditadura só é boa para quem está no poder. Se for para buscar o modelo de um sistema em outro país é bom procurar num país avançado, não num país estagnado a mais de quarenta anos. De qualquer forma esse blog serve para discussão, mas que dá vontade de mandar o autor deixar de ser um bitolado, isso dá.

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    1. Cara vc ta sendo bitolado por uma falsa visão de democracia... sem mais.

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  2. Querido anônimo,
    Cuba conta a mais de 50 anos com um cruel embargo estadunidense. Em vista disso, tudo torna-se mais complicado, pois os EUA impedem e prejudicam o contato econômico da ilha com outros países. Porém, ainda mantendo-se alheia ao imperialismo dos EUA, Cuba mostra dados impressionantes no tocante à vida de seu povo e sua gente. Lá eles dividem o pouco que tem, e que faz com que: NINGUÉM more nas ruas, NENHUMA criança esteja fora da escola ou morando nas ruas, TODOS tenham acesso á educação e humanitária e de qualidade, aliás, TODOS têm acesso ao nível superior, entre tantos e tantos dados que, pasme, prova que o socialismo deveria ser uma realidade em todas as sociedades e que Cuba não precisa dos malditos dólares imperiais para dar valor ao que realmente importa: pessoas. Mas, infelizmente, desde que nascemos, nessa sociedade que vc diz ser "avançada", somos ensinados a pensar somente em nosso "bem estar" e que "se dane" os demais. Avançada em que sentido? Só se for em analfabetismo, mortalidade infantil e juvenil, alienação e reprodução de desigualdades, violência, etc. Pense: porque o socialismo e a pequena ilha de Cuba incomodam tanto? Sabe por quê? Porque a burguesia treme de medo de perder suas regalias e "seus escravos". Socializar ninguém quer. Um abraço!

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  3. Danielle Villar ótimo texto, confesso que encontrei dificuldade em achar algo positivo sobre Cuba... obrigado pela informações, parabéns ;)

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    1. Caro anônimo,
      Achar algo "bom" sobre Cuba é, verdadeiramente, muito complicado. A mídia manipulativa, em suas diversas esferas, busca mascarar e marginalizar os efeitos do socialismo cubano, que se manifesta em seus altos índices de valorização da pessoa humana. O socialismo é algo comprometedor para a perpetuação da ordem capitalista burguesa. Mas espero que continue sempre buscando conhecer a história de nossas sociedades. Isso o fará um cidadão pleno e transformador. Uma honra tê-lo ajudado. Um abraço!

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