Segundo ela, o seminário tem como objetivo proporcionar espaço para discussões sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos, bem como de que maneira a colaboração de segmentos organizados da sociedade e os órgãos públicos de áreas correlatas à educação, além das lideranças sociais e religiosas, podem contribuir no processo de melhoria da qualidade da educação.
Hoje, os palestrantes Bernardo Nieto e Márcio Simeone Henriques falaram sobre o tema Comunicação e Mobilização. Nieto definiu e apontou as implicações dos processos de trocas sociais que buscam a mobilização. "A comunicação é fundamental para estabelecermos essas mudanças, porém não pode fazer milagre", comentou. Segundo ele, o "motor fundamental é o impulso criador dos dirigentes". Ele lançou a seguinte pergunta para a plateia, formada por gestores em sua maioria: "Somos impulsionadores ou obstáculos para essas mudanças?".
Já Henriques, professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Minas Gerais, perguntou: "Que estratégia de comunicação é necessária para envolver o público em temas relativos à Educação?". Segundo ele, a resposta é dada pelo educador brasileiro Paulo Freire: a da coparticipação.
COMENTÁRIO: Estamos cansados desses intelectuais que a todo o momento tentam mascarar os verdadeiros motivos do fracasso da educação brasileira, o desinteresse proposital dos governos, que visam manter a maior camada da população em um estado de completa anomia intelectual, mantendo-os sobre o rígido controle ideológico. Já faz parte até mesmo do conhecimento popular, que para melhorar a qualidade da educação é necessário valorizar o professor, investir em infra-estrutura, e tudo o mais que qualquer um já conhece.
Já basta de hipocrisia, educação requer investimento direcionado, pois não adiantará por exemplo, aumentar os recursos do PIB para 10%, e o agente principal para essa transformação, o professor, continuar a ser desvalorizado.
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