"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cabral e Pezão são recebidos com festa pelo presidente do Bradesco


Fonte: Monitor Mercantil

Neoliberalismo mata

O economista Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da dívida, comenta que o número de suicídios na Grécia subiu 17% desde 2009. "Dados extra-oficiais de 2010 citados no parlamento mencionam um aumento de 25% em relação a 2009", completa. Segundo Ávila, o ministro da Saúde grego relatou um aumento de 40% nos suicídios no primeiro semestre de 2011, comparado ao mesmo período de 2010. "A violência também aumentou, pois os índices de homicídio e roubo quase dobraram entre 2007 e 2009."

Conta corrente

O Bradesco recebeu com festa, nesta quarta, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o primeiro servidor público estadual a abrir sua conta no Bradesco. No início do ano, o banco paulista venceu a licitação aberta pelo governo fluminense para ter direito de administrar as contas dos 465 mil funcionários públicos da ativa, aposentados e pensionistas. O segundo a abrir conta foi o vice-governador, Luiz Fernando Pezão. Os dois foram recepcionados pelo próprio presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, no centro de atendimento montado exclusivamente para atender aos servidores na Capital.

Problemas à vista

Mas, se abrir a conta foi fácil para Cabral e Pezão, não há garantia de que os servidores terão a mesma sorte. Teste feito por esta coluna no site do Bradesco, com um servidor aposentado do estado, chegou à mensagem "CPF não localizado". Há risco de o trabalhador ser prejudicado, até mesmo ficar sem receber o salário, se erros deste tipo forem generalizados.
O funcionário não tem direito a ir à agência que escolher e for mais conveniente para abrir a conta. Deve ir ao site do banco para saber dia, hora e local aonde deve comparecer. Além do centro de atendimento instalado na Cidade Nova, para atender aos servidores da Capital, que tem capacidade para receber 6 mil pessoas a cada dia, entre 8h e 18h, de 20 de outubro a 14 de dezembro, o Bradesco montou 18 postos no estado.
Não larga o osso
O Itaú, que desde a privatização do Banerj, ainda no Governo marcello Alencar, tinha o monopólio das contas salário dos servidores estaduais do Rio de Janeiro, não está disposto a perder tal filé sem briga. Todos os funcionários do estado estão sendo abordados nas agências onde recebem para assinarem um documento em que pedem ao Bradesco para fazer a portabilidade do salário, garantida pelo Banco Central aos trabalhadores da iniciativa privada desde 2009 e que será um direito dos funcionários públicos a partir de 2012. O Itaú já traz o papel preenchido para o servidor: é só preencher com o número da conta no Bradesco a entregar no novo banco.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...