Fonte: Monitor Mercantil
O economista Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da dívida, comenta que o número de suicídios na Grécia subiu 17% desde 2009. "Dados extra-oficiais de 2010 citados no parlamento mencionam um aumento de 25% em relação a 2009", completa. Segundo Ávila, o ministro da Saúde grego relatou um aumento de 40% nos suicídios no primeiro semestre de 2011, comparado ao mesmo período de 2010. "A violência também aumentou, pois os índices de homicídio e roubo quase dobraram entre 2007 e 2009."
Conta corrente
O Bradesco recebeu com festa, nesta quarta, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o primeiro servidor público estadual a abrir sua conta no Bradesco. No início do ano, o banco paulista venceu a licitação aberta pelo governo fluminense para ter direito de administrar as contas dos 465 mil funcionários públicos da ativa, aposentados e pensionistas. O segundo a abrir conta foi o vice-governador, Luiz Fernando Pezão. Os dois foram recepcionados pelo próprio presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, no centro de atendimento montado exclusivamente para atender aos servidores na Capital.
Problemas à vista
Mas, se abrir a conta foi fácil para Cabral e Pezão, não há garantia de que os servidores terão a mesma sorte. Teste feito por esta coluna no site do Bradesco, com um servidor aposentado do estado, chegou à mensagem "CPF não localizado". Há risco de o trabalhador ser prejudicado, até mesmo ficar sem receber o salário, se erros deste tipo forem generalizados.
O funcionário não tem direito a ir à agência que escolher e for mais conveniente para abrir a conta. Deve ir ao site do banco para saber dia, hora e local aonde deve comparecer. Além do centro de atendimento instalado na Cidade Nova, para atender aos servidores da Capital, que tem capacidade para receber 6 mil pessoas a cada dia, entre 8h e 18h, de 20 de outubro a 14 de dezembro, o Bradesco montou 18 postos no estado.
Não larga o osso
O Itaú, que desde a privatização do Banerj, ainda no Governo marcello Alencar, tinha o monopólio das contas salário dos servidores estaduais do Rio de Janeiro, não está disposto a perder tal filé sem briga. Todos os funcionários do estado estão sendo abordados nas agências onde recebem para assinarem um documento em que pedem ao Bradesco para fazer a portabilidade do salário, garantida pelo Banco Central aos trabalhadores da iniciativa privada desde 2009 e que será um direito dos funcionários públicos a partir de 2012. O Itaú já traz o papel preenchido para o servidor: é só preencher com o número da conta no Bradesco a entregar no novo banco.
Cabral o governador do Rio de Janeiro!! Estamos Juntos!!!
ResponderExcluir