"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dez mil marcharam para exigir 10% do PIB para a Educação


Fonte: http://www.vermelho.org.br/pi/noticia.php?id_noticia=167266&id_secao=1

“Dez mil pelos 10% do PIB para a Educação”. Esse foi o tema da 5ª Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública de Qualidade, onde professores de todo o país ocuparam, nesta quarta-feira (26), a Esplanada dos Ministérios em uma marcha para pressionar parlamentares a defender a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. Muitos estudantes, que também defendem a medida, estiveram presentes no ato.
O presidente da União Nacional dos Estidantes (UNE), Daniel Iliescu, caminhou ao lado dos docentes, reforçando a postura da entidade em relação à necessidade de se ampliar os investimentos em Educação. Atualmente, a UNE encabeça um abaixo-assinado envolvendo diversos setores da sociedade pela aprovação dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal como recursos a serem investidos exclusivamente no setor educacional.

“Desde 2009, trabalhamos em parceria nessa luta. Para esta semana já está marcada reunião com o relator do PNE (Programa Nacional de Educação), Ângelo Vanhoni, para apresentar o relatório com as emendas ao programa. Como temos muitas opiniões convergentes, em especial com os 10% do PIB, estamos juntos em mais um capítulo dessa batalha para levantar essa campanha”, explicou Iliescu.

A marcha foi organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e superou a expectativa de todos os organizadores. Outros movimentos sociais também marcaram presença e estiveram presentes, somando mais de dez mil participantes que ocuparam as ruas do Planalto Central exigindo melhorias no setor.

Todos eles caminharam do Estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional, passando, também, pelo Palácio do Planalto. Após a caminhada, foi realizado um ato público em frente ao Congresso.

“Essa marcha é fundamental para que a gente consiga interferir no Congresso Nacional e obter deles o compromisso de aprovar 10% do PIB brasileiro para ser investido na educação. Todos nós sabemos que é um debate delicado, mas temos que pressionar sempre”, declarou o presidente da CNTE, Roberto Leão, ao comentar sobre um dos três principais pontos de reivindicações da manifestação.

Outras reivindicações

Os outros dois focos centrais dizem respeito à aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) pelo Congresso Nacional e o cumprimento integral, em todo o Brasil, da lei do piso salarial do magistério, que atualmente é R$ 1.187,97. A CNTE defende o valor de R$ 1.597,87.
Assinaturas

A Campanha Nacional Pelo Direto à Educação conseguiu 10 mil das 140 mil assinaturas coletadas em todo o país para os cartões postais de apoio aos ideais da marcha. Parte desses cartões assinados foi entregue para o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e para a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que prometeu levar as assinaturas para a presidenta Dilma Rousseff.

Leão afirmou que é possível ainda uma reunião com a presidenta da República. “Estamos construindo com o ministro a possibilidade de termos uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. Temos que iniciar um processo de busca de soluções com uma certa urgência e sei que diversos movimentos sociais, como é o caso da UNE, estão com a gente”, declarou.

O ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), recebeu membros da CNTE ao final da atividade. Haddad também recebeu parte dos cartões assinados por brasileiros de todo o país.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...