"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

06/09/11 - Traficantes tentam invadir o Complexo do Alemão (Onde está a Pacificação?)

Fonte: R7
Um bonde de ao menos dez carros com 50 traficantes armados invadiu uma das favelas do complexo do Alemão, zona norte do Rio, na noite desta terça-feira (6), segundo informações recebidas pela polícia. Ainda de acordo com os policiais, os bandidos seriam remanescentes da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, vizinha ao conjunto de favelas do Alemão, e teriam tentado retomar parte do território, atualmente ocupado pelo Exército.
Até por volta das 23h, a polícia desconhecia se o grupo de criminosos permanecia na comunidade ou teria fugido. Mas, após ação do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e de PMs, no horário, a situação estava sob controle.
A polícia investiga o ataque. Após a invasão - os complexos do Alemão e da Penha estão ocupados pelo Exército desde novembro passado -, seguiu-se um intenso tiroteio entre traficantes e militares.

Por volta das 21h30, funcionários do Hospital Estadual Getúlio Vargas informaram à Rede Record que uma pessoa deu entrada na unidade médica com ferimentos na cabeça, mas até as 23h não havia informações se o incidente teria relação com o tiroteio. Até o horário, não havia confirmação de feridos ou mortos.
Uma moradora do conjunto de favelas que preferiu não se identificar comparou a situação a momentos anteriores à ocupação do Alemão e do Complexo da Penha, quando o tráfico dominava as comunidades. Outros moradores informaram que tiros também eram vistos na localidade conhecida como Grota, no Alemão.
- A situação está pior do que quando a comunidade foi pacificada. Tem muita gente ferida aqui.
O major Marcus Bouças, da Força de Pacificação, informou ter visto balas traçantes no morro do Adeus, próximo ao Complexo do Alemão. O major Bouças, porém, não soube especificar a origem dos tiros. Segundo ele, por motivo de segurança, a estrada do Itararé, principal acesso ao local, foi interditada.
Também segundo moradores, agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) estavam no local. O Bope, porém, não confirma participação na ação. Por causa do tiroteio, o funcionamento do teleférico do Alemão foi interrompido.
O Complexo do Alemão voltou ao foco no último domingo (4), quando moradores e militares se envolveram em uma confusão. Segundo os militares, eles foram atacados por moradores com pedras e garrafas e reagiram com balas de borracha e spray de pimenta.
O tiroteio desta terça-feira acontece no mesmo dia em que um vídeo divulgado pelo Exército mostra pessoas supostamente traficando na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.

COMENTÁRIO: Não se conquista paz fazendo guerra. Essas pessoas são vítimas do sistema, abondonadas pelo governo e roubadas pela elite burguesa. Se quizerem realmente acabar com a violência devem dar educação, saúde e respeito à esse povo, tudo o mais que se faça, é colocar remendo novo em roupa velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...