Fonte: Noticias.terra.com.br
Nesta segunda-feira o educador Paulo Freire (1921-1997), que tornou-se referência no País e no mundo, completaria 90 anos. De acordo com o Instituto Paulo Freire (IPF), durante todo o ano ações estão sendo desenvolvidas em comemoração à data, devido a sua importante contribuição para a educação.
Nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos mais importantes educadores do século XX. Aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Em 1947, Freire assumiu o cargo de Diretor do Setor de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Recife, onde estudando as relações entre alunos, mestres e pais de alunos, conheceu a realidade dos trabalhadores e as particularidades da sua linguagem.
Sua primeira experiência como professor universitário foi na Escola de Serviço Social, lecionando Filosofia da Educação. Doutorou-se em Filosofia e História da Educação em 1959. No início dos anos 60 engajou-se nos movimentos de educação popular e coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, do Governo Goulart.
Premiado e reconhecido internacionalmente, Paulo Freire dedicou-se às experiências no campo da educação de adultos e do processo de democratização do ensino, na construção de uma sociedade democrática, por meio do diálogo crítico, a fala e a convivência.
Revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula, da educação formal, capaz não só de ensinar conteúdos e comportamentos socialmente esperados e aceitos, mas também capaz de conscientizar a todos e a todas. Mais objetivamente pensou nos jovens e adultos trabalhadores, homens do campo e da cidade para abrir-lhes a possibilidade de enfrentarem a opressão e as injustiças.
Paulo Freire deixou uma imensa contribuição para a área da educação, com reflexos na filosofia, arte, física, matemática, geografia, história, literatura, entre outras. O IPF, criado por sugestão do próprio educador no dia 12 de abril de 1991, tem o compromisso com a educação popular e busca manter vivo seu legado.
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