Fonte: Jornal o Fluminense
O Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (27/9), a entrega simbólica de notebooks da Premiação Saerj para os alunos mais bem classificados na última Avaliação Externa do Desempenho Escolar, o Saerj 2010. Duzentos e dezesseis alunos de vários municípios do Estado receberam os equipamentos em nome dos 20.645 contemplados, em cerimônia realizada no Theatro Municipal.
Participam do evento estudantes e diretores de escolas dos municípios de Araruama, Barra Mansa, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Santo Antonio de Pádua, Teresópolis e Vassouras.
"São 21 mil heróis, alunas e alunos, que se dedicaram, que demonstraram capacidade, se destacaram, em meio a mais de um milhão de estudantes. Era preciso dar ao magistério a liberdade e a garantia do mérito e é isto que estamos fazendo com estes alunos" destacou o governador Sérgio Cabral na cerimônia, cuja abertura contou com a exibição do filme “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin. O longa-metragem recebeu a trilha sonora ao vivo da Orquestra Sinfônica do Municipal.
COMENTÁRIO: Educação de verdade não se faz distribuindo computador para alunos mais bem classificados em exames excludentes que não servem para diagnosticar qualidade em educação. Esse governador dá mais uma demostração de que não entende nada de educação. Não compreendi de que liberdade ao magistério ele está se referindo!? Implantando um sistema de avaliação que desconsidera completamente as necessidades e características pedagógicas de cada escola e aluno, e tenta padronizar a educação como se fosse um produto fabricado em larga escala? Uma proposta séria de educação só pode ser feita com a valorização dos profissionais e investimento em infraestrutura das escolas. Enquanto o sr. governador distribui esses notebooks, muitas escolas estão sem laboratórios de informática, e as que tem, os computadores estão sucateados e defeituosos.
Educação é um processo de socialização de interesses e objetivos, e não uma valorização individual que estimule a competição.
Heróis são todos os 1 milhão de alunos da rede estadual, que são obrigados a conviver diariamente com escolas em péssimas condições, professores desvalorizados e desmotivados e com a falta de recursos pedagógicos. Educação é coisa séria, e não pode ser tratada com superficialidade e como objeto de propagandismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário