"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Algema nos Professores - Acabou a autonomia pedagógica?


Contrariando suas promessas, mais uma vez o Governo do Estado age autoritáriamente, e determina através da resolução abaixo publicada no DO de 26/08/2011, a obrigatoriedade do uso da avaliação diagnóstica SAERJINHO como instrumento de avaliação do professor. Veja o que está sendo imposto:





PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 174 DE 26 DE AGOSTO DE 2011

ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR, E DÁ OUTRAS

PROVIDÊNCIAS.
...
Art. 3º - A avaliação do desempenho escolar no Ensino Fundamental (anos finais), no Ensino Médio, no Ensino Normal, na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos tem o caráter diagnóstico, reflexivo e inclusivo, devendo oferecer suporte para o replanejamento do trabalho pedagógico, a partir da identificação dos avanços e dificuldades apresentados pelo aluno, sendo registrada pelo professor em diário de classe ou outro instrumento indicado pela SEEDUC;
...
§ 6º - A Avaliação Diagnóstica Bimestral (Saerjinho), aplicada no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, é um dos instrumentos obrigatórios da avaliação, com nota/peso definido(a) pelo professor, e deverá ser registrada no diário de classe ou outro instrumento indicado pela SEEDUC.
 
Professores, com tal medida estaremos acorrentados do ponto de vista pedagógigo, pois os conteúdos do Currículo Mínimo, que são medidos pelo SAERJINHO serão impostos a nós, como uma rédea que direciona um cavalo, para não desviar dos objetivos do Governo Estadual que visa a formação de mão de obra servil, alienada e com conhecimentos rudimentares suficientes apenas para o mercado de trabalho simples.
Essa é outra jogada de mestre do Governo Estadual, já que o boicote as últimas avaliações foi expressivo e contou inclusive com a adesão dos alunos.
Tais atitudes evidenciam a total falta de conhecimento pedagógico daqueles que estão à frente da SEEDUC, pois é necessário conhecer a realidade do dia a dia da sala de aula. Ações como essa não irão aumentar a qualidade da educação pública estadual, apenas irão melhorar índices que não tem relação alguma com os verdadeiros propósitos de uma educação de qualidade. Todos que estão dentro da escola, sabem que para melhorar a educação, em primeiro lugar é preciso valorizar os profissionais da educação, coisa que esse governo faz questão de ignorar, melhorar a infra-estrutura das escolas, implantar uma gestão democrática, que dê voz a comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais), e tratar a educação como prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa.
Temos que nos opor a ações dessa natureza, para que o espaço escolar seja de fato um espaço de tentativa de construção de uma real democracia, afinal, como disse Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderoso que se pode usar para mudar o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...