"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

domingo, 21 de agosto de 2011

É mais fácil alienar do que educar

Debutantes de comunidade pacificada no Rio de Janeiro terão baile
Fonte: PERNAMBUCO.COM
20/08/2011 | 18h07 |
 
As portas do Museu Histórico Nacional vão se abrir na noite deste sábado (20) para um evento diferente: 15 jovens receberão parentes, amigos e convidados no segundo Baile de Debutantes da Comunidade da Providência, uma das comunidades pacificadas no Rio de Janeiro.

Idealizado no ano passado pelo comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, capitão Glauco Schorcht, a festa é uma resposta à demanda de muitas moradoras da comunidade, que queriam a volta dos bailes funk. Símbolo da violência que imperava em várias comunidades do Rio, animados por músicas que faziam apologia ao tráfico de drogas e ao poder bélico dos traficantes, os bailes funk foram proibidos ou limitados na maioria das comunidades onde foram implantadas UPPs.
Diante da insistência, o capitão resolveu apresentar às meninas um ritmo que elas desconheciam: a valsa. “O baile de debutantes fez tanto sucesso no ano passado, que as pré-adolescentes, debutantes de 2011, se articularam com a UPP para realizar comemoração este ano”, diz nota do Palácio Guanabara sobre o assunto.

Segundo a nota, as meninas ensaiaram durante um mês com o coreógrafo Júlio Nascimento, que preparou as debutantes do ano passado para a valsa. Elas vão dançar com policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). São esperados para a festa o secretário de Estado de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, e oficiais da Polícia Pacificadora.
Para garantir o sucesso do evento, os moradores do Morro da Providência tiveram a colaboração de entidades da sociedade civil, que os ajudaram com o bufê, o jantar, os refrigerantes, os vestidos das debutantes, penteados e disponibilizaram os garçons.
Da Agência Brasil

COMENTÁRIO: Essa nada mais é do que mais uma demonstração de que tipo de política um governo tem como prática. Ao invés de investir em uma educação de qualidade, o que de fato faria com que o morador das comunidades carentes emergisse socialmente, preferem ludibriar essas pessoas dando a elas a falsa sensação de que estão sendo "incluídas" socialmente. UM POVO PACIFICADO É UM POVO QUE NÃO REAJE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...