COMENTÁRIO: Não quero fazer apologia a ações violentas, mas como disse São Tomas de Aquino para quem a violação do direito natural por parte dos governantes poderia justificar a resistência da população pela força, em certas situações, só resta mesmo a resistência.
O sistema educacional Chileno é altamente mercantilista, onde escolas públicas e particulares são igualmente financiadas pelo Governo, com a justificativa de estímulo a concorrência que traria qualidade pelos princípios da livre concorrência. Todo o ensino superior deve ser custeado pelo estudante, e aqueles que não possuem condições de pagar pelos serviços educacionais, tem o direito de ter seus estudos financiados pelo governo através de empréstimos que são pagos após a conclusão.Essa política que foi implantada pelo governo do ditador Pinochet, perdura até hoje e tem causado a revolta geral dos cidadãos chilenos. Diante desse caos, os chilenos foram às ruas protestar sem medo de enfrentamentos até mesmo com as forças policiais.
Fica para nós brasileiros, o exemplo de mobilização nacional em torno de um tema indispensável para a sociedade, educação. O Brasil pára em frente a TV para ver "a pátria de chuteiras", mas assiste despercebidamente o sepultamento da educação nacional como notícia de menor importancia, por isso, cada vez menos, os governantes investem em uma educação pública de qualidade, como em todos os períodos da história, para anular intelectualmente o povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário