"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Professores fura greve poderão aceitar GLP no lugar dos grevistas


O direito de greve do servidor público é reconhecido na Constituição Federal em seu Art. 37, e não há lei específica que regulamente esse ato no funcionalismo público. Entre juristas o concenso nesses casos é a aplicação da lei 7783/89, que regulamenta o mesmo direito aos empregados da iniciativa privada, e nessa lei está previsto:

Art. 7º Observadas as condições previstas nesta Lei, a participação em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relações obrigacionais, durante o período, ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho.

Parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrência das hipóteses previstas nos arts. 9º e 14.

É evidente que o governo Estadual não respeita nenhuma lei que se choque com os seus interesses, ou melhor, com interesses de um governador que tem encarnado a postura de um "bom" ditador militar renascido dos idos de 1964. Inúmeras foram as tentativas de enfraquecimento do movimento grevista: aumento no valor da GLP, tentativas diversas de mobilizar a opinião pública contra os grevistas, minoração do quantitativo dos professores que aderiram a greve (hoje somos só 0,4%!?), ligações telefônicas ameaçadoras dos diretores das escolas para cada professor grevista  e o corte do ponto, porém todas as tentativas foram sem efeito, pois aqueles que são conscientes de seu papel na sociedade não cederam as pressões dos déspotas do governo.
Agora, o último artifício utilizado e a contratação de professores tapa buraco, via contrato temporário ou pela oferta de GLP àqueles que não aderiram a greve. Vindo desse governo imundo nada mais me espanta, entretanto não posso deixar de me manifestar contra esses "colegas" que aceitaram essa oferta igualmente imunda. É direito de cada um aderir ou não a uma greve, agora permitir se deixar usar para um propósito tão baixo é hediondo, pois os que aceitarem pensam que vão "lucrar" duas vezes, a primeira ganhando um qualquer a mais, e depois usufruindo daquilo que será conquistado por aqueles que serão descontados dos seus dias de trabalho.
Colegas, não se deixem ser usados de forma tão indigna por esse governo nazi-fascista que só visa os interesses dos seus dirigentes e que em nada se preocupa com a educação. Encerro deixando uma pergunta: como você irá encarar os seus companheiros de trabalho quando a greve terminar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...