"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

sábado, 9 de julho de 2011

Enquanto a qualidade da educação piora, estrangeiros são contratados.

Autorização para trabalhador estrangeiro sobe 143,7% em 5 anos

Crescimento se refere aos seis primeiros meses de 2006 a 2011.
Contratação supre demanda por mão de obra qualificada, dizem agências.

Marta Cavallini* Do G1, em São Paulo

O número de autorizações para trabalhadores estrangeiros atuarem no Brasil cresceu 143,7% entre 2006 e 2011, comparando-se dados do primeiro semestre. O levantamento foi feito pelo G1 após consulta às estatísticas disponíveis no site do Ministério do Trabalho. Entre janeiro e junho de 2006, houve 10.891 autorizações; no mesmo período de 2011, foram 26.545.
Os dados dos primeiro semestre deste ano foram divulgados na última quinta-feira (7) pelo Ministério do Trabalho, que registrou recorde histórico para o período. Em comparação com o mesmo período de 2010, o crescimento foi de 19,4%. As contratações crescem em função da maior demanda por mão de obra qualificada em meio a um bom momento econômico do país, dizem recrutadoras. A necessidade maior é para a área de petróleo e gás.
A maior parte das autorizações nos últimos cinco anos foi concedida a quem tinha nível superior completo. No primeiro semestre deste ano, representam 53% das autorizações concedidas.
Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/07/autorizacao-para-trabalhador-estrangeiro-sobe-1437-em-5-anos.html

Comentário: Esse tipo de estatística só serve para explicitar que tipo de educação está sendo oferecida aos filhos dos trabalhadores. Não é por acaso que a cada dia, a qualidade da educação pública está se deteriorando, pois os organismos internacionais (FMI, Banco Mundial, UNESCO,...) maquiavelicamente arquitetaram a estratégia de manter o Brasil em uma condição de subalternidade em relação ao mundo, quando no boom do neoliberalismo no país, reduziram os investimentos no ensino superior e sucatearam o ensino básico, com o objetivo de formar mão-de-obra barata e para o trabalho simples (alienado) e vender educação como um bem.
Agora, o tiro está saindo pela culatra, pois a formação humana está tão precária, que não atende as exigências do mercado, obrigando as empresas a importar profissionais a custos mais elevados.
Um projeto sério de desenvolvimento sócio-econômico deve ser pensado pelos governantes, com extrema rapidez, pois somente com investimentos na educação, é que será possível reverter esse quadro.
Ações paliativas, que denotam a "desespero" das autoridades, estão sendo realizadas, como Provas de Avaliação: SAERJ, Provinha Brasil e outros instrumentos que nada irão contribuir efetivamente para uma melhoria. 
É necessário aprender com países que de fato investiram em educação e hoje estão colhendo os frutos do seu desenvolvimento. É inadmissível que o Brasil seja a oitava economia do mundo e invista mirrados 4% do PIB em educação.
Em 2010, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou o índice de desenvolvimento da Educação de 128 países. O Brasil aparece na incômoda 88ª posição, perto de Honduras (87ª), Equador (81ª) e Bolívia (79ª) - e longe dos nossos vizinhos Argentina (38ª), Uruguai (39ª) e Chile (51ª).
Por isso, engrossamos o grito da Prof. Amanda Gurgel: 10% do PIB em Educação já!

Um comentário:

  1. Bem, nos últimos anos o PT também tem sucateado a educação. Lula, ao chegar ao poder, manteve a LDB/96, o ENEM, o fim do vestibulkar nas Federais nivela por baixo, os financiamentos de alunos em universidades particulares, da forma que é feito, escancarou as portas das universidades para qualquer um entrar sem a mínima capacidade. O governo promove uma verdadeira distribuição de diplomas sem nenhum critério. Segundo Lula e Dilma, hoje o filho do pobre tem acesso à universidade. Sim, tem, mas ao conhecimento pertinente a um curso superior não. Hoje a escola está , mais do que nunca, um aparelho de exclusão social.

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