"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Pelego Virtual - Professor aplica prova pelo Twitter para contornar greve no Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor aplica prova pelo Twitter para contornar greve no Rio de Janeiro
Ele limitou o tamanho da prova a três páginas por conta da liberdade que a rede dá aos alunos
Na tentativa de contornar a greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um professor do curso de Relações Internacionais decidiu utilizar o twitter para aplicar sua última prova do semestre.

Sem poder entrar na sala de aula, visto que os prédios da faculdade estão fechados por causa da paralisação, e com o final do semestre se aproximando, o professor Marcelo Coutinho postou a questão da prova por volta das 17h30 do dia 28 de junho em sua conta.

“Aí vai a questão da prova de Introdução às Relações Internacionais. Uma única questão, dividida em duas partes e dois tweets seguintes”, dizia o tweet de Coutinho. Logo em seguida, veio a questão e um pedido de análise.

Em entrevista à Revista Época, o professor disse que pensou em uma pergunta mais reflexiva e complexa justamente para contornar o possível problema com a cola.

“A própria questão foi pensada para que os alunos estudassem. São três autores complexos que obrigam eles a ler os textos passados em sala de aula. E o prazo que dei para responderem a prova foi de 48 horas, que não é muito comprido”, afirmou.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos, que acharam a ideia de Coutinho uma grande inovação e sinal de modernidade. Segundo o professor, os alunos são todos jovens na faixa dos 20 anos, familiarizados com a internet e conectados o tempo todo.

Regras
O professor limitou o tamanho da prova a três páginas por conta da liberdade que a rede dá aos alunos para copiar trechos e pediu para que todas fossem entregues redigidas à mão e pessoalmente ou por procuração. Os alunos também concordaram com as regras.

Apesar de estabelecer que cópias comprovadas receberiam um zero, Coutinho deixou seus alunos livres para conversar entre si e com outras pessoas mais experientes. Por conta da greve, a assessoria de imprensa da UFRJ não passou uma posição sobre a iniciativa do professor.
Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/professor-aplica-prova-pelo-twitter-para-contornar-greve-no-rio-de-janeiro/

Comentário: É o cúmulo um professor ter uma atitude tão individualista como essa, e o pior é que sua pobreza de espírito está sendo exaltada pela revista Época como um ato inovador.
                                                            FORA PELEGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...