Retirado do site do jornal O Dia. 22.07.11
POR FERNANDO MOLICA
Rio - Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 285 escolas da rede estadual não poderão renovar suas matrículas enquanto não acabar a greve dos professores. Na prática, poderão ficar sem aulas a partir de agosto, quando acabar o recesso.
O problema é que nessas escolas há, pelo menos, um professor em greve e isto impede o lançamento de todas as notas finais. Os alunos do EJA, o antigo Supletivo, completam o Ensino Médio em um ano e meio — cada semestre corresponde a um ano do curso regular.
Prejudicados
A decisão de suspender a pré-matrícula foi tomada pela Secretaria de Educação e afeta 4.687 estudantes. Nas outras 271 escolas que oferecem o EJA, as aulas serão retomadas normalmente. Segundo o governo, apenas 2% dos professores aderiram à greve.
COMENTÁRIO: Se só há 2% dos professores em greve, por que suspender as matrículas?
Os alunos da EJA não estão sendo prejudicados em virtude da greve. Essas pessoas já foram prejudicadas desde que não tiveram acesso a educação no tempo oportuno, e continuam sendo pela péssima qualidade de educação que lhes é oferecida. Em muitas escolas não há professores para todas as disciplinas, mas mesmo assim no final do semestre eles são magicamente avaliados. Como? Com um tal de plano de estudo que só serve para mascarar a falta dos professores. Chega dessa falácia que greve prejudica aluno, o que prejudica aluno é o governo que não investe como deveria na educação.
Boa tarde a Todos, O interessante é que se apenas 2% dos professores estão de greve por que vão prejudicar os alunos que são prejudicados por uma série de fatores? Muito simples querem convencer os alunos a ficarem contra os professores e na minha opinião está dando certo.Mais pior ainda se os alunos ficarem com suas matriculas trancadas aguardando o retorno dos professores grevistas para repor as horas aulas perdidas ao meu ver cabe processo pois isso nada mais é do que uma forma da SEEDUC prejudicar o aluno que vai ser jogado de escanteio para fora das salas de aula aguardar Deus sabe quando essa queda de braço entre estado e Professores terminar, Vai prejudicar os professores que não estão de greve pois não haverá demanda de novas turmas assim impossibilitando o professor de trabalhar e colocando todos contra os professores grevistas que estão lutando por melhorias salariais e condições dignas de trabalho. Sou aluna do Estado Infelizmente não terminei meus estudos na época correta e há Meus Deus como me arrependo pois naquela época as condições de ensino eram mais dignas. NÃO VOU DEIXAR QUE NOS JOGUEM DE ESCANTEIO MANDADO DE SEGURANÇA NELES POIS ESSA MEDIDA INESCRUPULOSA DE JOGAR OS ALUNOS PARA FORA DE SALA DE AULA FERE O DIREITO BÁSICO E FUNDAMENTAL INSTITUÍDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 "EDUCAÇÃO DIREITO DE TODOS, DEVER DO ESTADO".
ResponderExcluirOs estudantes deveriam se reunir em processo contra o estado e reivindicar por seus direitos afinal o estado é uma instituição criada pelo povo para zelar pelo POVO e não prejudica-lo...SEM MAIS...