"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estudantes e Professores chilenos dão lição de consciência política em movimento em favor da educação

Chile: universitários fazem 'beijaço' para exigir investimentos em educação
O protesto ocorreu na praça de Armas de Santiago / Martin Bernetti/ AFPSANTIAGO — Milhares de universitários realizaram nesta quarta-feira em Santiago um "beijaço", no qual casais se beijaram por vários minutos, para exigir melhorias no ensino público chileno, informaram organizadores da manifestação.
O protesto singular ocorreu na praça de Armas de Santiago, onde casais de universitários beijaram-se simultaneamente, após ordem dos organizadores, em um ambiente pacífico acompanhado por um acompanhamento musical, segundo constatou um jornalista da AFP.
"Convocamos o 'beijaço' pelas redes sociais e escolhemos essa forma de protesto porque é uma forma de entrega ao compromisso, porque queremos que isso seja feito pelo Estado com a educação, e que ponha paixão, porque a educação é um direito", disse à AFP Emma Luza, líder estudantil.
Os estudantes protagonizaram anteriormente duas manifestações que, segundo os organizadores, reuniram mais de 80.000 universitários, secundaristas e professores que protestaram no centro de Santiago.
Os protestos exigem profundas reformas na educação pública, como o aumento do aporte fiscal (de 4% do PIB para os 7% recomendados pela Unesco), e acabar com o esquema que permite a algumas universidades privadas receber fundos estatais e não pagar impostos, com o argumento de não serem rentáveis economicamente.
Diante da pressão dos protestos, o presidente Sebastián Piñera apresentou nesta quarta-feira o que o governo denominou de Grande Acordo Nacional de Educação, que inclui a injeção de 4 bilhões de dólares no setor, um aumento de quase 80% das bolsas de estudo e a criação de uma Superintendência de Educação.
Mas a proposta do governo foi rejeitada pelos sindicatos de estudantes e professores, que anunciaram uma greve nacional para a próxima quinta-feira, 14 de julho.

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5i_ZxnUuCwAe2kjk2xdPk1XUTGa7Q?docId=CNG.fab190f5559a67f714420d6aeafb6ed7.8c1

Um comentário:

  1. E ELEs acham que isso é uma manifestaçao ?! ...

    este atentado ao pudor, imoralidade e verdadeira orgia publica.

    assim eles mostram claramente que sua educaçao é ruim mas nao convencem de que gastar mais irá melhorá-la.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...