"Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciencias e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de sí e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." Marilena Chaui

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

"É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade". Antonio Gramsci

quarta-feira, 20 de julho de 2011

EUA quer abolir letra cursiva, e Brasil já quer copiar.

Carlos Alberto Rabaça: Pedagogia do coração

Sociólogo e professor

Fonte: O dia Online

Rio - A letra cursiva, ou de mão, que se aprendia nos cadernos de caligrafia, será banida em alguns estados americanos por considerarem esta forma de escrever como ultrapassada. A decisão tem como objetivo padronizar o ensino básico nos Estados Unidos, já que quase toda a comunicação, nos tempos de hoje, utiliza letra de forma nos celulares e computadores. No Brasil, já há defensores da ideia. Temos a mania de copiar qualquer novidade sem prestar atenção às necessidades e questões fundamentais da educação.
A letra cursiva, durante séculos, marcava o processo da alfabetização e sinalizava a personalidade da pessoa. Agora, sob o peso da linguagem digital, perde seu valor. É importante o argumento de que as crianças não necessitam mais escrever com lápis ou caneta no papel? Entendo que a pedagogia moderna deveria estar preocupada com questões vitais para uma formação mais humana.
Sonho com uma pedagogia escolar que se preocupe e queira transmitir valores, formar cidadãos, deixar na lembrança de cada aluno um aprendizado que possa orientá-lo no mundo embrutecido em que vivemos. Compreendo que nossa época vive um desenvolvimento científico e tecnológico sem precedentes, mas o que as crianças e os jovens necessitam é falar de amor, ética, solidariedade, vontade, felicidade. A pedagogia moderna deveria preocupar-se em transmitir conceitos simples e de sabedoria permanente.

Sensibilizar as novas gerações para as questões éticas e morais não exige materiais caros e sofisticados, mas pede do professor algo que nenhuma tecnologia pode oferecer: o coração aberto. Nenhuma das atividades voltadas para a maquinização humana dará resultado se o professor não se portar como um mágico, um encantador, um animador das questões fundamentais da vida.

Comentário: Depois da cartilha da linguagem coloquial, surge mais um modismo à ser importado dos EUA. Educação tem que ser tratada com responsabilidade, e não ser laboratório de invencionices, que utilizam como cobaias os alunos da escola pública, pois nenhuma escola particular que se preze irá adotar esse modismo. De fato, há questões muito mais importantes à serem equacionadas  do que ficar reinventando a roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...